Conjuntos, construções e sítios

A Universidade de São Paulo agrega um rico patrimônio cultural de sítios e obras, acervos e coleções, e referências culturais, que cumpre importante papel na construção do conhecimento, nas pesquisas científicas e na extensão universitária. Este guia tem por objetivo situar o patrimônio cultural edificado reconhecido pelos órgãos de preservação nas suas várias instâncias. 

O conjunto é constituído por vinte e um imóveis, dos quais seis na cidade universitária, onze na cidade de São Paulo, um em Itu, um em Ribeirão Preto, um em Piracicaba e um em Santos. Quinze são tombados e seis estão em processo de tombamento, sendo três reconhecidos pela instância federal, catorze pela instância estadual e doze pela municipal. Alguns foram construídos por inciativa da própria universidade, alguns doados por particulares ou por herança vacante e outros foram incorporados ao patrimônio universitário mediante acordos  públicos. 

São manifestações de vários períodos, técnicas e estética, alguns de autoria de reconhecidos profissionais e apresentam distintas orientações de restauro realizadas ao logo do tempo, constituindo uma inesgotável fonte de pesquisa no campo da preservação cultural. O crescente número de bens tombados ao longo dos séculos: um único exemplar do século do século XVI; cinco do século XIX, quinze do século XX, sendo sete da primeira metade e oito da segunda, é revelador da maior atenção que o tema da preservação vem sugerindo e da necessidade de difundir esse patrimônio público. Trata-se de exemplares da arquitetura colonial, neoclássica, art-noveau, neocolonial e moderna, executados em taipa, alvenaria de tijolos e estrutura de concreto, que foram a sua época marcos de renovações estéticas e construtivas, através dos quais é possível investigar os modos de criar, construir e viver de uma determinada sociedade.

Guia de bens tombados ou em processo de tombamento na USP

Coordenação
Mônica Junqueira de Camargo

Pesquisa e mapas
Sabrina Stuart Fontenele Costa, Gabriela Mascarenhas Piccinini, Laura De Stefani Bacicurinski, Raphaella Musco de Caires, Renata Antonialli, Yasmin Darviche

Tradução
Irene Sinnecker

Projeto gráfico (guia impresso)
Serifa Projetos

Agosto/2017

Versão em PDF

Campus Butantã

  1. Escola de Educação Física e Esportes e Centro de Práticas Esportivas
  2. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas — Departamento de História e Geografia
  3. Escola Politécnica — Departamento de Engenharia Mecânica, Mecatrônica, Naval e Oceânica
  4. Escola Politécnica — Departamento de Engenharia Metalúrgica, de Materiais, de Minas e Petróleo
  5. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Cidade de São Paulo

  1. Casa de Dona Yayá
  2. Centro Universitário Maria Antonia
  3. Faculdade de Direito
  4. Solar da Baronesa de Limeira
  5. Faculdade de Medicina
  6. Parque de Ciência e Tecnologia
  7. Instituto Oscar Freire
  8. Museu de Arte Contemporânea
  9. Museu Paulista
  10. Museu de Zoologia
  11. Vila Penteado

Estado de São Paulo

  1. Campus Ribeirão Preto
  2. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  3. Engenho São Jorge dos Erasmos
  4. Museu Republicano “Convenção de Itu”