Centro Universitário Maria Antonia

Responsável técnico Technical responsability arquitetos/architects Alfredo Mathias (edifício Rui Barbosa) e Lúcio M. Rodrigues Filho (edifício Joaquim Nabuco)
Projeto e Construção Project and Construction edifício Ruy Barbosa – 1938 a 1949 e edifício Joaquim Nabuco – 1932 a 1949
Localização Location Rua Maria Antônia, 258 e 294 – Vila Buarque, São Paulo, SP
Tombamento Heritage List Condephaat (1988), Conpresp (1991)

O conjunto composto pelos edifícios Rui Barbosa e Joaquim Nabuco abrigou, de 1949 a 1968, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP. A marquise com seis colunas na fachada principal distingue-o na rua. Palco de manifestações e debates, constituiu forte referência da resistência política e do movimento estudantil. A partir da década de 1990, o complexo passou a abrigar o Centro Universitário Maria Antonia, um ponto importante para as atividades de cultura e extensão da Universidade no centro de São Paulo.

The cluster consisting of the buildings Rui Barbosa and Joaquim Nabuco used to shelter the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo from 1949 to 1968. The marquise with six columns on the main facade stands out on the street. As stage of manifestations and debates, it was a strong reference of political resistance and student movement. From the 1990s, the complex has housed the Maria Antonia Center, an important point for the university’s culture and extension activities in downtown São Paulo.

Fotografia: Eduardo Costa.