Solar da Baronesa de Limeira

Responsável técnico Technical responsability Escritório Técnico Ramos de Azevedo
Construção Construction 1890
Localização Location Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 42 – Centro, São Paulo, SP
Tombamento Heritage List Conpresp (1988)

Primeiro imóvel tombado pelo Conpresp, o Solar da Baronesa foi projetado como casa de aluguel, sendo característico dessa tipologia. Trata-se de um sobrado de taipa de pilão, de composição com inspiração acadêmica, com porão, escada lateral para o acesso à entrada principal da casa e quintal no fundo do lote. Teve vários usos ao longo dos anos, que impuseram adaptações. Entre 1988 e 2008, esteve vinculado à Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, e desde de 2009 está sob a concessão da Universidade de São Paulo.

Being the first estate listed by Conpresp, the Baroness’ Manor was designed as a rental home, with characteristics of this typology. It is a townhouse of rammed earth, composed by academic inspiration, with basement, lateral staircase to access the main entrance, and backyard. Different uses imposed adaptations over the years. Between 1988 and 2008, it was linked to the State Department of Justice, Labor and Human Rights, and from 2009, it has been under the concession of the University of São Paulo.

Foto: Yasmin Darviche