Domingo na Yayá (junho de 2019): Conversa com pesquisadores sobre o bairro do Bixiga

Domingo na Yayá — Conversa com pesquisadores sobre o bairro do Bixiga

O bairro do Bixiga é dos mais plurais da cidade de São Paulo, ainda que não exista formalmente nos mapas oficiais da cidade: normalmente associado a algumas regiões no interior do distrito da Bela Vista, o Bixiga é palco para muitas manifestações culturais e memórias de grupos diversos. Marcado pela já centenária herança africana e italiana, o Bixiga também reúne imigrantes de origem de outras regiões do país, como o Nordeste, bem como de levas mais recentes de imigração (haitianos, palestinos, entre outros). Impossível de ser reduzido a um único rótulo, o Bixiga apresenta também desafios para a implementação democrática de políticas públicas que reconheçam a riqueza de sua diversidade cultural e promovam a valorização de suas muitas memórias.

Continue reading “Domingo na Yayá (junho de 2019): Conversa com pesquisadores sobre o bairro do Bixiga”

Domingo na Yayá (19/5): Sons e Fúrias de 1968 — tempos de guerra entre nós

Com seu novo espetáculo “Sons e Fúrias de 1968 – Tempos de Guerra Entre Nós”, o Grupo Ô de Casa apresenta canções, poemas e textos em prosa dos  anos  1960 que representam a resistência à ditadura millitar que se instaurou no Brasil naquele período.  A montagem, em formato de sarau, evidencia a multiplicidade de riquezas culturais e políticas da época, assim como as lutas contra a repressão, articuladas com o momento que vive hoje o Brasil. Canções de Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, juntamente com textos de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Mello Neto e Gonçalves Dias, farão parte da apresentação.

O Grupo Ô de Casa foi fundado na década de 1990 e tem por objetivo produzir e divulgar manifestações no campo da cultura popular, com ênfase em música e poesia. Sediado na Zona Norte de São Paulo, aborda em suas produções e apresentações assuntos que remetam ao Brasil e à sua atualidade crítica.

Data:
19/05/2019

Local:
Casa de Dona Yayá

Horário:
Apresentação às 11h
Abertura da Casa de Dona Yayá excepcionalmente das  9h às 17h

Endereço:
Rua Major Diogo, 353
Bela Vista – São Paulo – SP

Entrada gratuita

Abertura da exposição Museus e acervos da USP na Casa de Dona Yayá

O CPC informa que decidiu por manter a abertura da exposição Museus e acervos da USP no dia 15/5, com a mesa redonda Acervos e museus universitários: relevância, desafios e diálogos, na qual serão discutidas questões ligadas aos museus universitários. Compreendemos que o evento se soma à mobilização nacional contra os ataques à educação pública impostas pelo governo atual, notadamente com o corte do orçamento das universidades federais, contingenciamento de bolsas de fomento da CAPES e diminuição de recursos para a educação básica. Entendemos que o evento representa uma oportunidade de valorizar a universidade e seu papel de diálogo com a sociedade, já que as discussões da mesa e a exposição serão formas de revelar a riqueza e a importância do patrimônio universitário e de debater sobre sua relevância e seus desafios.

Continue reading “Abertura da exposição Museus e acervos da USP na Casa de Dona Yayá”

Exposição Museus e acervos da USP na Casa de Dona Yayá

Entre os dias 15 de maio de 2019 e 21 de fevereiro de 2020 fica em cartaz na Casa de Dona Yayá — sede do Centro de Preservação Cultural da USP — a exposição Museus e acervos da USP. A exposição é uma parceria entre o Centro de Preservação Cultural, a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária e a Reitoria da universidade. Ela já foi montada no espaço expositivo da Reitoria e agora fica em cartaz no centro da cidade de São Paulo.

Continue reading “Exposição Museus e acervos da USP na Casa de Dona Yayá”

Domingo na Yayá (maio de 2019): Conversa com pesquisadores sobre o bairro do Bixiga

Conversa com pesquisadores (maio de 2019)

O bairro do Bixiga é dos mais plurais da cidade de São Paulo, ainda que não exista formalmente nos mapas oficiais da cidade: normalmente associado a algumas regiões no interior do distrito da Bela Vista, o Bixiga é palco para muitas manifestações culturais e memórias de grupos diversos. Marcado pela já centenária herança africana e italiana, o Bixiga também reúne imigrantes de origem de outras regiões do país, como o Nordeste, bem como de levas mais recentes de imigração (haitianos, palestinos, entre outros). Impossível de ser reduzido a um único rótulo, o Bixiga apresenta também desafios para a implementação democrática de políticas públicas que reconheçam a riqueza de sua diversidade cultural e promovam a valorização de suas muitas memórias.

Continue reading “Domingo na Yayá (maio de 2019): Conversa com pesquisadores sobre o bairro do Bixiga”

Domingo na Yayá (24/3): Conversa com pesquisadores — Dia internacional do direito à verdade

Domingo na Yayá (24/3/2019): conversa com pesquisadores — Dia internacional do direito à verdade

DIA INTERNACIONAL DO DIREITO À VERDADE

No dia 24 de março celebra-se o Dia Internacional do Direito à Verdade. Na data são recordadas as graves violações de direitos humanos ocorridas em regimes de exceção instalados no passado em diferentes países. O dia é reivindicado e evocado por movimentos de defesa dos direitos humanos e pelos grupos que pautam a luta pela memória, verdade e reparação às vítimas das ações e crimes cometidos pelos estados e governos no contexto desses regimes. “Para que nunca mais se repita e para nunca mais esquecer” é lema compartilhado por muitos desses movimentos, colaborando para a construção de uma memória viva e crítica dos acontecimentos traumáticos de um passado ainda recente.

Continue reading “Domingo na Yayá (24/3): Conversa com pesquisadores — Dia internacional do direito à verdade”

Domingo na Yayá (fevereiro de 2019): Conversa com pesquisadores

Domingo na Yayá (fevereiro de 2019): Conversas com pesquisadores

Em fevereiro de 2019 o Centro de Preservação Cultural inicia um ciclo de Conversas com pesquisadores durante seus tradicionais Domingos na Yayá: rodas de conversa com especialistas e pesquisadores do campo do patrimônio cultural, com o objetivo de promover a divulgação científica e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em geral.

As conversas são uma oportunidade para conhecer os pesquisadores e seus objetos de investigação, além de proporcionar um espaço para debate e troca de conhecimento.

Continue reading “Domingo na Yayá (fevereiro de 2019): Conversa com pesquisadores”

Encontro preparatório para a VIII Semana de Museus da USP: relato e encaminhamentos do evento

Crédito: Ernani Coimbra (FMVZ)

O Encontro Preparatório para a VIII Semana de Museus da USP ocorreu na tarde do dia 12 de dezembro de 2018 no Anfiteatro Altino Antunes da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. O evento contou com painéis nos quais se debateram as especificidades dos museus universitários, sua inserção no tripé ensino–pesquisa–extensão, bem como limites, desafios e potencialidades que podem servir de gatilho para as pautas debatidas na retomada da Semana de Museus da USP. O evento contou ainda com uma plenária final na qual foram coletados subsídios, sugestões e contribuições, bem como encaminhamentos e formação de um grupo de trabalho para a organização da VIII Semana de Museus da USP.

Continue reading “Encontro preparatório para a VIII Semana de Museus da USP: relato e encaminhamentos do evento”

Domingo na Yayá Especial 20/01: Brinquedos e Brincadeiras

A imagem pode conter: texto

 

DOMINGO NA YAYÁ
20 de janeiro
Abertura da Casa: 10h às 15h
Grátis

 As brincadeiras também estão sujeitas às mudanças socioculturais: algumas brincadeiras podem permanecer, enquanto outras surgirão das inovações e invenções da humanidade. A proposta desta programação é que, a partir do resgate da memória dessas brincadeiras crianças e adultos  possam viver experiências diferentes de brincar.  A programação marca o aniversário de nascimento de Sebastiana de Mello Freire, chamada Dona Yayá, última moradora da casa que hoje leva seu nome, nascida em 21 de janeiro de 1887.   Para o encerramento, teremos a participação do Bloco Dona Yayá, criado pela organização União de Mulheres de São Paulo, que vai apresentar suas marchinhas para o Carnaval de 2019.

 

Continue reading “Domingo na Yayá Especial 20/01: Brinquedos e Brincadeiras”