Comunicado

A Universidade de São Paulo vem acompanhando o desenvolvimento do novo coronavírus e tomando as medidas preventivas devidas, seguindo as recomendações das autoridades sanitárias, dos pesquisadores e da Organização Mundial da Saúde (OMS), de forma a garantir a segurança da comunidade.

Nesse sentido, o Centro de Preservação Cultural / Casa de Dona Yayá informa que suspenderá todas as atividades voltadas para o público (visitas, cursos, oficinas, apresentações musicais etc) durante o mês de março. A decisão se justifica pela necessidade emergencial de contenção do risco de contágio do vírus.

Cadastre seu e-mail para receber nossa programação: https://goo.gl/forms/SKBLzEtDzKZ0lWy83

Domingo na Yayá (8/3): Oficina De menino ou de menina?/MP-USP

O CPC retoma a série de oficinas em pareceria com os museus da USP iniciada em 2019 com a equipe do Educativo do Museu Paulista  (Museu do Ipiranga).  “De menino ou de menina?” propõe um olhar crítico sobre uma seleção de peças do acervo do Museu pertencentes, em sua maioria, à primeira metade do século XX. A partir do contato com objetos do cotidiano a atividade incentiva o questionamento sobre a construção das identidades feminina e masculina. Os participantes vão criar uma propaganda televisiva para os objetos utilizando materiais de arte e cenário e registrar, em forma de desenho ou texto, suas impressões mais marcantes.

A oficina foi pensada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e propõe trazer para o público de todas as idades,  de forma lúdica, uma oportunidade de reflexão sobre os conceitos de gênero feminino/masculino.  A temática  também antecipa uma das exposições que o Museu Paulista irá apresentar em sua reabertura, em setembro de 2022, cujo título temporário é “Casa Corpo”. Nela, se abordará como a construção da identidade de gênero acontece nos espaços da casa, bem como a invisibilidade do trabalho doméstico. 

ESta programação integra a proposta da  exposição “Museus e acervos da USP”, em cartaz na Casa de Dona Yayá, de divulgar o rico conjunto de acervos e coleções da Universidade nos mais variados campos do saber, entre coleções artísticas, acervos didáticos e científicos, arquivos pessoais de intelectuais e acadêmicos, conjuntos documentais, até preciosos acervos arqueológicos das mais diversas origens.

 

Domingo na Yayá – Oficina  De menino ou de menina? 

Data

8/3/2020

Horário

Das 10h às 12h

Visitação

Casa de Dona Yayá/Exposição Museus e aervos da USP

Das 10h às 13h

Local

CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Para todas as idades.

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.

Férias na Yayá Programação Janeiro 2020

 

O CPC-USP oferece programação diferenciada com atividades para o público adulto e infantil no mês de janeiro. As atividades são abertas à comunidade, com participação gratuita e sem inscrição prévia.

Esperamos você!

Veja a programação:

 

ITINERÁRIO URBANO: SÃO PAULO DE DONA YAYÁ
Domingo, 19 de janeiro, das 10h às 12h30

Caminhada pelo centro de São Paulo que pretende contar um pouco da história da cidade ao percorrer o trajeto entre as duas casas que serviram de residência a Dona Yayá: da rua Major Diogo até a rua 7 de Abril.  Após uma visita mediada à Casa de Dona Yayá, o grupo segue em caminhada para observar o entorno e buscar compreender as transformações pelas quais passaram o Bixiga, o Largo do Piques (Praça da Bandeira), o Centro Velho e o Centro Novo, ligados pelo Viaduto do Chá. A concentração será às 10h, com saída prevista às 11h.

 

TARDE NA YAYÁ
Terça-feira, 21/01, das 14h às 17h

No dia do aniversário de nascimento de Sebastiana de Mello Freira, a Dona Yayá, as crianças poderão participar de contação de história, de oficina de desenho e de confecção de livro em torno dessa personagem que faz parte da memória da cidade de São Paulo.

Quinta-feira, 23/01, das 14h às 17h

Mais uma tarde de brincadeiras para as crianças aproveitarem os dias de férias  na Casa de Dona Yayá, com cineminha, pipoca e jogos infantis coordenados pelos educadores e monitores do CPC.

 

OFICINA BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS
Domingo, 26 de janeiro, das 11h às 14h30

Os educadores e monitores do CPC coordenam oficinas de confecção de brinquedos com materiais simples, como papel e materiais reciclados, jogos e brincadeiras em grupo, como bambolê e amarelinha. A proposta é que, a partir da memória das brincadeiras do final do século XIX e início do século XX, adultos e crianças possam vivenciar diferentes modos de brincar e interagir. 

 

EXPOSIÇÃO  MUSEUS E ACERVOS DA USP
Dia 19/01, das 10h às 13h, e dia 26/01, das 10h às 15h

A mostra apresenta, por meio de painéis fotográficos, os acervos e coleções de museus, centros de memória e documentação, centros de divulgação cultural e científica da Universidade de São Paulo. Esse rico patrimônio, distribuído entre 45 instituições da USP situadas na capital e no interior do estado de São Paulo, atende às atividades de ensino, pesquisa e ação cultural que a USP desenvolve junto ao meio acadêmico e à comunidade.

 

Local

CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Entrada gratuita

Domingo na Yayá (8/12): CoralUSP Grupo Dona Yayá

 

O CoralUPS, o coral Dona Yayá desenvolve o projeto “A Música do Bixiga e de São Paulo” com a proposta fazer uma interpretação da musicalidade paulistana através de arranjos originais para coro. Segundo Mauro Aulicino, regente do grupo, o Bixiga (Bela Vista) integrou com outros bairros de São Paulo, como a Sé, Liberdade, Glicério, Barra Funda e Casa Verde, uma “rede de vivência muito rica de criação cultural popular na cidade, e é essa manifestação que o repertório do grupo pretende recriar”.

Investigando esse ambiente musical, o regente comenta que o gênero preponderante é o samba, presente não só na Escola de Samba Vai Vai e nos tradicionais blocos de carnaval, mas também nas rodas de samba que acontecem nas ruas e bares do Bixiga. Por isso o repertório do grupo inclui composições de grandes nomes da MPB, como o próprio Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Eduardo Gudin e Paulo Vanzolini.  Abrindo ainda para outras influências, o coral interpreta canções das gerações mais novas de compositores paulistanos ou radicados em São Paulo, como Kiko Dinucci e Indy Naise.

Essa programação é resultado da parceria que o CPC, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, mantém com o CoralUSP desde 2004. O primeiro projeto foi a realização de uma oficina de canto coral oferecida na Casa de Dona Yayá, sede do CPC. Daí formou-se o grupo Dona Yayá, que ensaia na Casa toda às quintas-feiras, às 19h. A participação é aberta a toda a comunidade, com inscrições para novos integrantes a cada início de semestre.

 

Domingo na Yayá – CoralUSP Dona Yayá

A música do Bixiga e de São Paulo

Data
8/12/2019

Horário
das 11h às 12h

Visitação: das 10h às 13h

Local
Centro de Preservação Cultura da USP/Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista – São Paulo

Entrada gratuita

 

Conversa com pesquisadora (4/12/2019): A organização da informação de coleções de arte em museus brasileiros

Conversa com pesquisadora (4/12/2019)

Nos bastidores de um museu atuam vários profissionais responsáveis pela inventariação e preservação do acervo salvaguardado pela instituição. Uma dessas atividades é a catalogação das obras. Como se dá essa atividade em museus de arte? Como as obras são descritas? Como se gere a informação relacionada ao acervo? Quais os processos e os desafios dessa atividade?

O CPC recebe no próximo dia 4 de dezembro, quarta-feira, a pesquisadora Camila Aparecida da Silva para falar de sua dissertação de mestrado intitulada  Avaliação dos processos de catalogação em Museus de Arte: o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, (defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia) bem como de sua atual pesquisa de doutorado.

Continue reading “Conversa com pesquisadora (4/12/2019): A organização da informação de coleções de arte em museus brasileiros”

Domingo na Yayá (24/11) : CoralUSP Grupo Lapa

Os bailes nostalgia são eventos tradicionais em São Paulo e todo o Brasil.  Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra o grupo Lapa do CoralUSP homenageia a cultura afro-brasileira com o repertório  “Baile nostalgia”. O grupo interpreta  o gênero black music com canções de compositores e intérpretes dos anos  1970 e 1980 como Tim Maia, Jorge Ben Jor, Wilson Simonal, Genival Cassiano, Hyldon, Di Melo, Gerson King Combo e Sandra de Sá.

O grupo Lapa é um dos 15 coros compõem o Coral da Universiade de São Paulo, uma das atividades de cultura e extensão universitária da USP.  A proposta musical do grupo,  que tem coordenação e regência de Mauro Aulicino, é voltada para a música popular brasileira e suas variadas influências. Os ensaios acontecem às segundas e quartas-feiras, das 20h às 22h15, na Prefeitura Regional LAPA.

Domingo na Yayá – CoralUSP Grupo Lapa 

Data

24/11/2019

Horário

Das 11h às 12h

Visitação: das 10h às 13h

Local

CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Para todas as idades.

Entrada gratuita.

Domingo na Yayá (10/11): Oficina Arqueologia do Futuro/MAE-USP

 

O CPC recebe mais uma vez a equipe de difusão cultural do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que vai apresentar ao púbico infantil e adulto  princípios da ciência arqueológica por meio de objetos e maquetes táteis.  A oficina propõe refletir sobre o passado da região central de São Paulo e explorar seus diferentes momentos de ocupação, assim como projetar o imaginário para o futuro da cidade.

Esta programação integra a proposta da exposição “Museus e acervos da USP”, em cartaz na Casa de Dona Yayá, de divulgar o rico patrimônio cultural em acervos e coleções que cumprem importante papel na construção do conhecimento, da pesquisa científica e da extensão universitária.

Um dos quatro museus estatutários da USP, o MAE tem sob sua guarda um riquíssimo acervo de arqueologia e etnologia, áreas nas quais  também desenvole pesquisa de ponta,  além da forte atuação na divulgação científica por meio de exposições e atividades educativas. O acervo do MAE é composto por aproximadamente 1.500.000 itens, incluindo bojetos arqueológicos e etnográficos produzidos em diferentes continentes e épocas distintas – desde a Europa Paelolítica, com dezenas de milhares de anos de antiguidade,  até a produção recente de artefatos dos povos indígenas do Brasil.

 

Domingo na Yayá – Oficina Arqueologia do Futuro

Data

10/11/2019

Horário

Das 11h às 12h30

Visitação: das 10h às 13h

Local

CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Para todas as idades.

Entrada gratuita.

 

Nota de adiamento do Seminário Debatendo os territórios de interesse da cultura e da paisagem

Nota de adiamento do seminário

É com imenso pesar que informamos o falecimento de José Soró, importante parceiro na concepção e construção dos Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem. Soró era comprometido com causas sociais e ativista da arte e cultura.

Em função de nosso luto pela perda de tão importante parceiro, o segundo dia do Seminário Debatendo os territórios de interesse da cultura e da paisagem foi adiado para 14 de novembro, em local e condições a serem divulgadas.

Conversa com pesquisadora (6/11/2019). Museu de arte, setor educativo e seus públicos: encontros com artistas

Conversa com pesquisadora (6/11/2019)

Que estratégias de comunicação e educação os museus de arte promovem para construir o contato e diálogo de um público de não-especialistas com o mundo da arte?

Na próxima edição de nossa série de Conversas com pesquisadores, o CPC recebe a educadora Andrea Amaral Biella, que apresentará e discutirá com o público sua tese de doutorado, recentemente defendida na Faculdade de Educação da USP, sobre a ação educativa promovida no Museu de Arte Contemporânea da USP.

Continue reading “Conversa com pesquisadora (6/11/2019). Museu de arte, setor educativo e seus públicos: encontros com artistas”

Estágio remunerado CPC-USP – Comunicação

O Centro de Preservação Cultural seleciona graduandos dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo da  da ECA-USP para uma vaga de estágio remunerado.

O candidato deverá desempenhar  atividades de apoio  na produção de conteúdo e de relatórios de desempenho de mídias sociais; produção e envio de releases, materiais impressos e eletrônicos para divulgação de eventos;  atualização de mailing; atualização de clipping; elaboração de boletim eletrônico;  realização de eventos acadêmicos e culturais.

Os interessados devem enviar currículo até 30 de outubro de 2019 para anacm@usp.br, aos cuidados de Ana Célia de Moura.  O processo de inclui avaliação de currículo, histórico escolar,  entrevista e preenchimento de formulário no local.

 

Vaga: Comunicação

Carga horária: 20 horas semanais

Valor da bolsa: R$ 682,49 + auxílio transporte

Horário: a combinar

Local: CPC-USP/Casa de Dona Yayá
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo
https://goo.gl/maps/BP3KQdyDzKP2