Domingo na Yayá (8/3): Oficina De menino ou de menina?/MP-USP

O CPC retoma a série de oficinas em pareceria com os museus da USP iniciada em 2019 com a equipe do Educativo do Museu Paulista  (Museu do Ipiranga).  “De menino ou de menina?” propõe um olhar crítico sobre uma seleção de peças do acervo do Museu pertencentes, em sua maioria, à primeira metade do século XX. A partir do contato com objetos do cotidiano a atividade incentiva o questionamento sobre a construção das identidades feminina e masculina. Os participantes vão criar uma propaganda televisiva para os objetos utilizando materiais de arte e cenário e registrar, em forma de desenho ou texto, suas impressões mais marcantes.

A oficina foi pensada em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e propõe trazer para o público de todas as idades,  de forma lúdica, uma oportunidade de reflexão sobre os conceitos de gênero feminino/masculino.  A temática  também antecipa uma das exposições que o Museu Paulista irá apresentar em sua reabertura, em setembro de 2022, cujo título temporário é “Casa Corpo”. Nela, se abordará como a construção da identidade de gênero acontece nos espaços da casa, bem como a invisibilidade do trabalho doméstico.

ESta programação integra a proposta da  exposição “Museus e acervos da USP”, em cartaz na Casa de Dona Yayá, de divulgar o rico conjunto de acervos e coleções da Universidade nos mais variados campos do saber, entre coleções artísticas, acervos didáticos e científicos, arquivos pessoais de intelectuais e acadêmicos, conjuntos documentais, até preciosos acervos arqueológicos das mais diversas origens.

Domingo na Yayá – Oficina  De menino ou de menina?

8/3/2020

Visitação

Casa de Dona Yayá/Exposição Museus e aervos da USP

CPC-USP/Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista – São Paulo

Para todas as idades.

Entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia.