Domingo na Yayá (8/12): CoralUSP Grupo Dona Yayá

O CoralUPS, o coral Dona Yayá desenvolve o projeto “A Música do Bixiga e de São Paulo” com a proposta fazer uma interpretação da musicalidade paulistana através de arranjos originais para coro. Segundo Mauro Aulicino, regente do grupo, o Bixiga (Bela Vista) integrou com outros bairros de São Paulo, como a Sé, Liberdade, Glicério, Barra Funda e Casa Verde, uma “rede de vivência muito rica de criação cultural popular na cidade, e é essa manifestação que o repertório do grupo pretende recriar”.

Investigando esse ambiente musical, o regente comenta que o gênero preponderante é o samba, presente não só na Escola de Samba Vai Vai e nos tradicionais blocos de carnaval, mas também nas rodas de samba que acontecem nas ruas e bares do Bixiga. Por isso o repertório do grupo inclui composições de grandes nomes da MPB, como o próprio Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Eduardo Gudin e Paulo Vanzolini.  Abrindo ainda para outras influências, o coral interpreta canções das gerações mais novas de compositores paulistanos ou radicados em São Paulo, como Kiko Dinucci e Indy Naise.

Essa programação é resultado da parceria que o CPC, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, mantém com o CoralUSP desde 2004. O primeiro projeto foi a realização de uma oficina de canto coral oferecida na Casa de Dona Yayá, sede do CPC. Daí formou-se o grupo Dona Yayá, que ensaia na Casa toda às quintas-feiras, às 19h. A participação é aberta a toda a comunidade, com inscrições para novos integrantes a cada início de semestre.

Domingo na Yayá – CoralUSP Dona Yayá

A música do Bixiga e de São Paulo