Casa de Dona Yayá

Responsável técnico Technical responsability autoria desconhecida
Construção Construction segunda metade século XIX
Localização Location Rua Major Diogo, 353 – Bela Vista, São Paulo, SP
Tombamento Heritage List Condephaat (1998), Conpresp (1990)

O núcleo inicial dessa residência foi um chalé de tijolos da década de 1870, parte integrante de uma das chácaras do atual bairro da Bela Vista. Passou por ampliações e sucessivas reformas devido à troca de proprietários, sendo a última Sebastiana de Mello Freire – Dona Yayá, senhora da aristocracia paulistana considerada mentalmente instável. A casa foi adaptada como um sanatório particular onde ela viveu entre 1921 e 1969, e se evidenciam as medidas tomadas para sua reclusão. Após a morte da proprietária, a casa passou como herança vacante à Universidade de São Paulo e, desde 2004, é sede do Centro de Preservação Cultural da USP.

The initial nucleus of this residence was a brick cottage of the 1870s, as part of one of the smallholdings in current Bela Vista neighbourhood. It underwent expansions and successive renovations due to the exchange of owners, its last one being Sebastiana de Mello Freire – Dona Yayá, a lady of the aristocracy of São Paulo, considered mentally unstable. The house was adapted as private sanatorium where she lived between 1921 and 1969, and the measures taken for her reclusion are evident. After her death, the house was donated as unclaimed inheritance to the University of São Paulo, and since 2004, it has been the headquarters of its Cultural Preservation Center.

Fotografias: Eduardo Costa

Infográficos