Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de História e Geografia

Responsável técnico Technical responsability arquiteto/architect Eduardo Corona
Projeto e Construção Project and Construction 1961 a 1964
Localização Location Avenida Prof. Lineu Prestes, 338 – Cidade Universitária, São Paulo, SP
Em processo de tombamento Tentative List Conpresp (abertura em 2004)

O edifício do Departamento de História e Geografia é um dos projetos elaborados para o Setor das Humanas – originalmente composto por seis edifícios, dos quais apenas dois foram executados, sendo um deles este departamento. O edifício organiza-se em dois pavimentos, tendo como principal elemento o pátio interno que mantém a permeabilidade visual de todo o edifício e possibilita uma grande área de convivência. Apresenta estrutura em concreto armado aparente, cobertura em laje plana impermeabilizada, caixilhos que abrem toda a extensão de sua fachada. O projeto foi premiado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), em 1967.

The building of the Department of History and Geography is one of the projects elaborated for the Sector of Humanities – originally consisting of six buildings; however, only two were executed, this department being one of them. The building is organized on two levels, and its main element is an inner courtyard that keeps the visual permeability of the whole building, providing a large area of coexistence. It features exposed reinforced concrete structure, waterproofed flat slab roofing, frames that open the entire length of its facade. The project was awarded by the Institute of Architects of Brazil (IAB), in 1967.

Fotografia: Eduardo Costa.