Nota sobre o incêndio no Museu Nacional da UFRJ

MUSEU NACIONAL DA UFRJ

O Centro de Preservação Cultural, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, manisfesta sua consternação pela tragédia que se abateu sobre o patrimônio cultural brasileiro em consequência do incêndio que consumiu o edifício monumento do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As perdas havidas são incomensuráveis e irreparáveis: acervos e coleções, patrimônio edificado, referências culturais. Certamente a hora é de diagnóstico, aprendizado e planejamento. Mas é também de lembrar que imensos acervos permanecem intactos em outros conjuntos edificados do Museu Nacional e que a força instalada em termos de recursos humanos obviamente continua a ser da mais alta capacitação científica e técnica. O nosso querido Museu Nacional segue firme na sua trajetória de instituição pública, dinâmica e insubstituível, de ensino, pesquisa e educação, central na formação da brasilidade. Urgem disposições que garantam a preservação e salvaguarda dos acervos que lá continuam e o prosseguimento dos trabalhos de pesquisa, ensino e difusão do conhecimento.

Marcos Tavares e Martha Marandino
Diretor e Vice-diretora