Introdução às histórias em quadrinhos

No próximo dia 5 de junho de 2019 o CPC recebe o educador, artista, arte/educador e autor de histórias em quadrinhos Marcelo D´Salete para ministrar oficina de introdução à produção de histórias em quadrinhos com foco temático no bairro do Bixiga.

Sobre a oficina

A oficina envolverá as seguintes atividades:

• breve apresentação sobre a história dos quadrinhos;
  • discussão sobre a mídia e exemplos de obras e artistas;
  • realização de exercícios práticos de criação de uma narrativa gráfica;
  • leitura e compreensão dos trabalhos realizados coletivamente.

Sobre o bairro do Bixiga

O bairro do Bixiga é dos mais plurais da cidade de São Paulo, ainda que não exista formalmente nos mapas oficiais do município: normalmente associado a algumas regiões no interior do distrito da Bela Vista, o Bixiga é palco para muitas manifestações culturais e memórias de grupos diversos. Marcado pela já centenária herança africana e italiana, o Bixiga também reúne imigrantes de origem de outras regiões do país, como o Nordeste, bem como de levas mais recentes de imigração (haitianos, palestinos, entre outros).

Palco de tantas memórias, muitas vezes algumas narrativas sobre o Bixiga privilegiam determinados grupos e silenciam os demais. Nesta oficina estas muitas memórias e narrativas serão discutidas — e em particular a do Bixiga como território negro da cidade de São Paulo.

Sobre o ministrante

Marcelo D’Salete (1979) é professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. Estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte. É professor da Escola de Aplicação da USP e recebeu alguns dos mais importantes prêmios de histórias em quadrinhos, como o Eisner Awards e o Troféu HQMIX. Mais informações em seu site.

5 de junho de 2019

9h–12h

Casa de Dona Yayá. Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.

Vagas limitadas
20 participantes (a partir de 14 anos de idade)

Material
A fim de viabilizar a participação de todos, o CPC disponibilizará o material básico necessário à realização da oficina (papéis, lápis, canetas, nanquim e réguas).

Apoio e agradecimentos
Esta atividade conta com o apoio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

ATIVIDADE GRATUITA

Certificados de participação serão encaminhados por e-mail.

Inscrições até 27/5/2019

Em função do limite de vagas, solicitamos aos interessados o preenchimento até o dia 27 de maio de 2019 deste formulário justificando o interesse no tema e na oficina. Metade das vagas é reservada a moradores da Bela Vista.

Os selecionados serão notificados por e-mail nos dias 28 e 29 de maio e deverão confirmar a participação na oficina.

Menores de idade (entre 14 e 18 anos) deverão encaminhar autorização dos responsáveis, em modelo a ser encaminhado por e-mail.