Introdução às histórias em quadrinhos

Introdução às histórias em quadrinhos

No próximo dia 5 de junho de 2019 o CPC recebe o educador, artista, arte/educador e autor de histórias em quadrinhos Marcelo D´Salete para ministrar oficina de introdução à produção de histórias em quadrinhos com foco temático no bairro do Bixiga.

Sobre a oficina

A oficina envolverá as seguintes atividades:

  • breve apresentação sobre a história dos quadrinhos;
  • discussão sobre a mídia e exemplos de obras e artistas;
  • realização de exercícios práticos de criação de uma narrativa gráfica;
  • leitura e compreensão dos trabalhos realizados coletivamente.

Sobre o bairro do Bixiga

O bairro do Bixiga é dos mais plurais da cidade de São Paulo, ainda que não exista formalmente nos mapas oficiais do município: normalmente associado a algumas regiões no interior do distrito da Bela Vista, o Bixiga é palco para muitas manifestações culturais e memórias de grupos diversos. Marcado pela já centenária herança africana e italiana, o Bixiga também reúne imigrantes de origem de outras regiões do país, como o Nordeste, bem como de levas mais recentes de imigração (haitianos, palestinos, entre outros).

Palco de tantas memórias, muitas vezes algumas narrativas sobre o Bixiga privilegiam determinados grupos e silenciam os demais. Nesta oficina estas muitas memórias e narrativas serão discutidas — e em particular a do Bixiga como território negro da cidade de São Paulo.

Sobre o ministrante

Marcelo D’Salete (1979) é professor, ilustrador e autor de histórias em quadrinhos. Estudou design gráfico, é graduado em artes plásticas e mestre em história da arte. É professor da Escola de Aplicação da USP e recebeu alguns dos mais importantes prêmios de histórias em quadrinhos, como o Eisner Awards e o Troféu HQMIX. Mais informações em seu site.

Serviço

Data
5 de junho de 2019

Horário
9h–12h

Local
Casa de Dona Yayá. Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo, SP.

Vagas limitadas
20 participantes (a partir de 14 anos de idade)

Material
A fim de viabilizar a participação de todos, o CPC disponibilizará o material básico necessário à realização da oficina (papéis, lápis, canetas, nanquim e réguas).

Apoio e agradecimentos
Esta atividade conta com o apoio da Escola de Aplicação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

ATIVIDADE GRATUITA

Certificados de participação serão encaminhados por e-mail.

Inscrições até 27/5/2019

Em função do limite de vagas, solicitamos aos interessados o preenchimento até o dia 27 de maio de 2019 deste formulário justificando o interesse no tema e na oficina. Metade das vagas é reservada a moradores da Bela Vista.

Os selecionados serão notificados por e-mail nos dias 28 e 29 de maio e deverão confirmar a participação na oficina.

Menores de idade (entre 14 e 18 anos) deverão encaminhar autorização dos responsáveis, em modelo a ser encaminhado por e-mail.