Conversa com pesquisadora (4/12/2019): A organização da informação de coleções de arte em museus brasileiros

Conversa com pesquisadora (4/12/2019)

Nos bastidores de um museu atuam vários profissionais responsáveis pela inventariação e preservação do acervo salvaguardado pela instituição. Uma dessas atividades é a catalogação das obras. Como se dá essa atividade em museus de arte? Como as obras são descritas? Como se gere a informação relacionada ao acervo? Quais os processos e os desafios dessa atividade?

O CPC recebe no próximo dia 4 de dezembro, quarta-feira, a pesquisadora Camila Aparecida da Silva para falar de sua dissertação de mestrado intitulada  Avaliação dos processos de catalogação em Museus de Arte: o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, (defendida em 2015 no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia) bem como de sua atual pesquisa de doutorado.

Sobre a apresentação

A apresentação abordará a história dos processos de organização informacional das coleções do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC–USP). Este museu, assim como outros museus de arte do Brasil, esteve por muito tempo afastado dos debates internacionais sobre gerenciamento de coleções museológicas e recomendações para a descrição de objetos, o que implicou na fragilidade dos procedimentos de tratamento, recuperação e acesso da informação sobre as obras. A apresentação percorrerá os estágios da documentação do acervo do MAC USP desde o uso de fichas catalográficas até às atualizações da informatização do acervo, passando pela produção de catálogos gerais impressos e on-line e pelos projetos de revisão catalográfica. Com base na pesquisa de doutorado da autora, será, também, apresentado um panorama dos museus de arte existentes no Brasil, seus bens culturais e instrumentos de registros, e discutidas as recomendações para gestão e descrição de objetos museológicos propostas pelas instituições e associações internacionais CIDOC ICOM, Collections Trust e Getty Research Institute.

Sobre a pesquisadora

Camila Aparecida da Silva é bacharel em Ciência da Informação e Documentação (USP Ribeirão Preto) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da USP com pesquisa sobre
documentação em acervos museológicos de arte. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (ECA–USP), com pesquisa sobre metadados para descrição de coleções de arte. Entre 2013 e 2014 participou do Treinamento em Documentação Museológica oferecido pelo Comitê Internacional para Documentação do Conselho Internacional de Museus (CIDOC–ICOM). Em 2018, participou das conferências anuais do
CIDOC–ICOM e da Museum Computer Network (MCN).

Sobre as conversas com pesquisadores

Tratam-se de rodas de conversa com especialistas e pesquisadores do campo do patrimônio cultural, com o objetivo de promover a divulgação da produção acadêmica e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em geral. As conversas são uma oportunidade para conhecer os pesquisadores e seus objetos de investigação, além de proporcionar um espaço para debate e troca de conhecimento.

Serviço

Data
4 de dezembro de 2019

Horário
19h

Local
Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista)

Público
Aberto aos interessados em patrimônio cultural e museus, bem como ao público em geral.

Atividade gratuita
Não há necessidade de inscrição prévia.

Na ocasião a Casa de Dona Yayá permanecerá aberta à visitação até as 21h.