Centro de preservação cultural
casa de dona yayá

O Centro de Preservação Cultural da USP colabora no reconhecimento, preservação, salvaguarda e difusão dos bens culturais da Universidade de São Paulo — uma rica variedade de edifícios, monumentos, lugares, acervos, coleções e referências culturais.

Acompanhe nossa programação (cursos, oficinas, seminários, exposições, entre outras atividades) e conheça o patrimônio cultural da USP.

A Casa de Dona Yayá

Desde 2004 o CPC tem sua sede na Casa de Dona Yayá, imóvel reconhecido como patrimônio cultural em níveis municipal e estadual e lugar de memória das questões de gênero e saúde mental em São Paulo. No local viveu reclusa por cerca de quatro décadas a senhora Sebastiana Mello Freire, carinhosamente chamada pelos amigos e familiares como “Dona Yayá”. Tendo sido precocemente diagnosticada pela medicina de sua época como portadora de transtornos mentais, Dona Yayá foi interditada e alojada pelos seus curadores no imóvel que hoje leva seu nome. O CPC procura manter viva sua memória e trajetória por meio da preservação e uso qualificado do imóvel.

Patrimônio cultural na Universidade de São Paulo

Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo vem ao longo de seus mais de 80 anos reunindo um enorme patrimônio cultural, expresso em bens de natureza material e imaterial. Tais bens são portadores de referência à memória, identidade e ação dos vários grupos que compõem o cotidiano universitário: estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos, frequentadores e entusiastas. Seus sítios, edifícios e monumentos documentam a trajetória da universidade e se constituem de lugares relevantes para práticas culturais diversas. Seus acervos reúnem objetos nos mais variados suportes e recortes temáticos: obras de arte, peças de pesquisa científica, documentos de arquivo, entre outros. Suas referências culturais se manifestam em práticas e rituais próprios da vida acadêmica: festas, atividades políticas e culturais, tradições acadêmicas. É missão do CPC colaborar no reconhecimento, proteção e valorização desse enorme conjunto de bens culturais.

Programação

Domingo na Yayá (24/11) : CoralUSP Grupo Lapa

Os bailes nostalgia são eventos tradicionais em São Paulo e todo o Brasil.  Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra o grupo Lapa do CoralUSP homenageia a cultura afro-brasileira com o repertório  “Baile nostalgia”. O grupo interpreta  o gênero black music com canções de compositores e intérpretes dos anos  1970 e 1980 como Tim …

Domingo na Yayá (10/11): Oficina Arqueologia do Futuro/MAE-USP

  O CPC recebe mais uma vez a equipe de difusão cultural do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, que vai apresentar ao púbico infantil e adulto  princípios da ciência arqueológica por meio de objetos e maquetes táteis.  A oficina propõe refletir sobre o passado da região central de São Paulo e explorar seus …

Nota de adiamento do Seminário Debatendo os territórios de interesse da cultura e da paisagem

É com imenso pesar que informamos o falecimento de José Soró, importante parceiro na concepção e construção dos Territórios de Interesse da Cultura e da Paisagem. Soró era comprometido com causas sociais e ativista da arte e cultura. Em função de nosso luto pela perda de tão importante parceiro, o segundo dia do Seminário Debatendo os …