Carta Patrimonial

A Universidade de São Paulo reúne um dos mais ricos patrimônios brasileiros, que vem sendo constituído ao longo dos 83 anos de sua existência. São acervos artísticos, arquitetônicos, documentais, bibliográficos, científicos e culturais, espalhados em sete campi e em uma dezena de municípios. Integram esse patrimônio edifícios, museus, unidades de ensino com vasta documentação científica relativa à prática docente e de pesquisa; e uma dinâmica vida universitária plena de referências culturais de professores, estudantes e funcionários. Frente à complexidade de refletir e zelar por tal diversidade de patrimônio, o Centro de Preservação Cultural  propôs a elaboração de uma Carta Patrimonial para aproximar todos os envolvidos à questão do seu próprio patrimônio, bem como estabelecer alguns parâmetros para a sua conservação.

Considerando os desafios apresentados pela a complexidade do patrimônio a USP, o processo de elaboração da Carta envolveu uma série de discussões internas e debates abertos à comunidade uspiana. Serviram de referência as várias cartas que regem o patrimônio nacional e internacional, decretos e artigos da constituição brasileira referentes ao tema, além de bibliografia específica e fontes importantes no âmbito da Universidade,  como Diagnóstico sobre as Potencialidades Museológicas da USP, elaborado pelas professoras Maria Cecília França Lourenço e Maria Cristina Bruno, em 2000, e os inventários sistemáticos que o CPC vem realizando sobre bens arquitetônicos, sobre arquivos e coleções e sobre referências culturais.

Como resultado, tem-se na Carta Patrimonial um documento que propõe princípios, diretrizes e orientações para a gestão do processo de patrimonialização dos bens culturais da Universidade de São Paulo, envolvendo ações de identificação, inventariação, preservação, salvaguarda e valorização do patrimônio cultural universitário.

Acesse:  Carta Patrimonial para a Universidade de São Paulo.