Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos

Endereço: Rua Alan Ciber Pinto, 96, Vila São Jorge, Santos, SP
Horário de funcionamento: todos os dias, inclusive aos finais de semanas e feriados, das 9h às 16h (excepcionalmente, em alguns feriados não há visitação guiada).
E-mail: ruinasengenho@usp.br
Site: www.engenho.prceu.usp.br

Situado na divisa entre os municípios de Santos e São Vicente (SP), é a mais antiga evidência física preservada da colonização portuguesa em território brasileiro: sua data de construção remonta a 1534. Doado à Universidade de São Paulo (USP) em 1958, desde 2004 desenvolve programas educacionais que buscam viabilizar o conhecimento com base em interdisciplinaridade, evidenciando contexto histórico, geográfico, arqueológico, arquitetônico, social e ambiental em que as ruínas estão inseridas.
Texto aprovado em 24/08/2017.

Situated on the boundary line of the cities of Santos and São Vicente (SP), it is the most ancient preserved physical evidence of Portuguese settlement in Brazilian territory: its construction goes back to 1534. Donated to the University of São Paulo in 1958, since 2004 it has developed educational programs that provide interdisciplinary knowledge, indicating the historic, geographic, archaeological, architectural, social and environmental context where the ruins are located.

Fonte: Acervo Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos