Conversa com pesquisadora (6/11/2019). Museu de arte, setor educativo e seus públicos: encontros com artistas

Conversa com pesquisadora (6/11/2019)

Que estratégias de comunicação e educação os museus de arte promovem para construir o contato e diálogo de um público de não-especialistas com o mundo da arte?

Na próxima edição de nossa série de Conversas com pesquisadores, o CPC recebe a educadora Andrea Amaral Biella, que apresentará e discutirá com o público sua tese de doutorado, recentemente defendida na Faculdade de Educação da USP, sobre a ação educativa promovida no Museu de Arte Contemporânea da USP.

Esta é uma atividade paralela à exposição Museus e acervos da USP, atualmente em cartaz na Casa de Dona Yayá.

Sobre a palestra

Partindo de questionamentos sobre o acesso às artes visuais em exposições em museus, na pesquisa de doutorado Educação e arte contemporânea em museu: ações educativas com Artistas no MAC USP foi investigada a relação de encontros com artistas, propostos pelo setor educativo do MAC USP, aos públicos não especialistas — ou seja, a comunidade em geral.

Sobre a pesquisadora

Andrea Amaral Biella é educadora no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo desde 2006, onde coordena programas educativos a diferentes públicos (famílias, acessibilidade socioeducativa e cultural, professores e educadores, profissionais da Saúde). Lecionou na educação básica e no ensino superior; coordenou oficina-escola em ONG para pessoas adultas sem moradia. Possui graduações em Artes Plásticas e em Educação Artística (UNICAMP, 1994 e 1995), especializações em Ensino, Arte e Cultura (ECA USP, 1999) e Monitoria em Artes (MAC USP, 2000) e mestrado e doutorado em Educação (FE–USP, 2012 e 2019).

Sobre as conversas com pesquisadores

Tratam-se de rodas de conversa com especialistas e pesquisadores do campo do patrimônio cultural, com o objetivo de promover a divulgação da produção acadêmica e a aproximação entre o universo acadêmico e a sociedade em geral. As conversas são uma oportunidade para conhecer os pesquisadores e seus objetos de investigação, além de proporcionar um espaço para debate e troca de conhecimento.

Serviço

Data
6 de novembro de 2019

Horário
19h

Local
Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista)

Público
Aberto aos interessados em patrimônio cultural e museus, bem como ao público em geral.

Atividade gratuita
Não há necessidade de inscrição prévia.

Na ocasião a Casa de Dona Yayá permanecerá aberta à visitação até as 21h.