Debatendo os territórios de interesse da cultura e da paisagem

Seminário Debatendo os territórios de interesse da cultura e da paisagem

O atual Plano Diretor do Município de São Paulo prevê a implementação de um instrumento urbanístico chamado “Território de interesse da cultura e da paisagem” (TICP). Os TICPs preveem a articulação de pautas relacionadas à educação, cultura e meio-ambiente, entre outras, no planejamento local de determinadas regiões da cidade, reconhecendo as práticas culturais e seus agentes aí localizados, bem como características peculiares de paisagem e ambiente. De especial interesse ao campo do patrimônio cultural, os TICPs potencializam um entendimento do território que pode virtualmente superar, por exemplo, fronteiras entre o patrimônio material e imaterial e entre os bens culturais e seus detentores e habitantes.

O presente seminário pretende apresentar práticas e reflexões que colaborem com a implementação adequada dos TICPs — seus limites, potenciais e desafios — oriundas dos campos da educação, da cultura e do meio ambiente. Além disso, haverá reflexões específicas a respeito da implementação do instrumento nos territórios já definidos pelo Plano Diretor: Jaraguá–Perus e Paulista–Luz.

O evento ocorrerá em duas quintas-feiras de outubro de 2019 na Casa de Dona Yayá, sede do Centro de Preservação Cultural (24/10) e no Centro Universitário Maria Antonia (31/10). O seminário está articulado às atividades da disciplina de pós-graduação AUP5923 (igualmente intitulada Territórios de interesse da cultura e da paisagem), ministrada pelo professor Euler Sandeville Jr. no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

24/10. Casa de Dona Yayá

Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Educação e cidade
9h–12h
Abertura e mediação:
Gabriel Fernandes
Marcos de Carvalho Nunes
Franciele Busico Lima
Samira Chahin
Elie Ghanem
Fernanda Liberali

Cultura e cidade
14h–18h
Mediação:
Eleilson Leite
Sheila Ferreira Costa Coelho
José Soró
Lilian Amaral
Mariana Kimie Nito
Marcos Felipe

14/11. Comunidade Cultural Quilombaque

Travessa Cambaratiba, 286, Perus.

Observação: estas mesas originalmente ocorreriam no Centro Universitário Maria Antonia no dia 31 de outubro de 2019 mas foram adiadas por motivo de luto.

Ambiente e cidade
9h–12h
Mediação:
Fabio Kinker Benzi
Regina Bortoto
Euler Sandeville Jr.
Roberto Rüsche
Mário Bortoto
Olga Maria Soares e Gross

Debatendo os territórios
14h–17h
Mediação
Gabriel Fernandes
Apresentação dos relatos das mesas 1, 2 e 3:
Marcos de Carvalho Nunes
Sheila Ferreira Costa Coelho
Regina Bortoto
Apresentação sobre os TICPs:
Euler Sandeville Jr.
Debatedores
Paula Nishida
Mário Bortoto
Olga Maria Soares e Gross

Homenagem a José de Souza Queiroz, “Soró”

Gabriel Fernandes (Centro de Preservação Cultural)
Euler Sandeville Jr. (Biosphera21 e PPGAU–FAUUSP)

Centro de Preservação Cultural
Centro Universitário Maria Antonia
Biosphera21

Datas, horários e locais
Mesas 1 e 2: 24/10/2019, das 9h às 18h, na Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista)
Mesas 3 e 4: 31/10/2019, das 9h, às 18h, no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque)

Nova data e local das mesas 3 e 4: 14 de novembro de 2019, das 9h às 18h, na Comunidade Cultural Quilombaque (Travessa Cambaratiba, 286)

Atividade gratuita

Inscrições
Não há necessidade de inscrição prévia para assistir aos debates, mas pedimos aos interessados que manifestem interesse em participar do seminário no seguinte formulário: https://forms.gle/gqWLXm22nNb6X6ra7. Em função dos lugares limitados, serão priorizados os participantes que tenham feito essa inscrição prévia. O formulário fica disponível até o dia 21/10/2019.

Certificados de participação serão encaminhados ao endereço de e-mail cadastrado na inscrição.