Exposição Sesmaria de passarinhos — Os bens culturais da Zona Leste de São Paulo

Está em cartaz no CPC desde agosto de 2017 a exposição Sesmaria de passarinhos — Bens culturais da Zona Leste de São Paulo. Trata-se de uma parceria entre o Centro de Preservação Cultural e o grupo Ururay, um coletivo de ativistas e pesquisadores do patrimônio cultural com foco no debate e valorização dos bens culturais da Zona Leste do município de São Paulo. A mostra é composta por registros promovidos pelo grupo sobre o patrimônio oficialmente reconhecido localizado na região, bem como de considerações sobre o território da Zona Leste e informações sobre o grupo e os trabalhos que ele desenvolve.

Sobre a exposição

Apesar de se constituir de espaço de vida de parcela significativa da população paulistana, a Zona Leste do município de São Paulo reúne em seu território uma quantidade pequena de bens culturais oficialmente reconhecidos pelos órgãos de preservação. Historicamente preterida em relação às áreas centrais da cidade na formulação e implantação de projetos e políticas públicas, pareceria a olhares desavisados que a Zona Leste teria poucos atrativos a apresentar. Contudo, justamente por abrigar os mais variados grupos sociais (oriundos de diversos locais do Brasil e do mundo), são muitas e ricas as manifestações culturais presentes na região.

O trabalho dos jovens ativistas e pesquisadores do Grupo Ururay busca justamente colaborar no reconhecimento, preservação e valorização dos bens culturais da Zona Leste, rompendo com a posição marginal associada à região pelos órgãos de preservação, pelo Estado e pela academia. Articulando questões ligadas à memória, à história e à cultura da região, o Grupo lança um olhar renovado não só sobre o patrimônio cultural paulistano como à própria prática da patrimonialização, sugerindo novas formas de identificar e salvaguardar os bens.

Os primeiros resultados do trabalho do Grupo Ururay são expostos pelo Centro de Preservação Cultural na exposição Sesmaria de passarinhos. Nela é apresentado um levantamento dos bens tombados ou em processo de tombamento presentes na Zona Leste de São Paulo, articulados à reflexão do grupo a respeito de como estes e outros bens são reconhecidos, preservados e apropriados pelos vários grupos sociais. A exposição apresenta ainda informações sobre o território da Zona Leste e sobre sua formação. Ante à presença e a ausência dos bens da região nos livros de tombo de nossos órgãos de preservação, o visitante é convidado a se questionar a respeito da forma como o patrimônio é enunciado e valorizado.

O grupo Ururay

O Grupo Ururay é um núcleo de pesquisa vinculado à entidade Movimento Cultural Penha, formado por indivíduos interessados na preservação do patrimônio cultural da região Leste da cidade de São Paulo. O grupo tem como objetivo o fortalecimento de ações que objetivem a preservação, a apropriação e a valorização dos bens culturais da Zona Leste de São Paulo com a articulação dos diversos agentes sociais – sociedade civil, órgãos de proteção do patrimônio, escolas, pesquisadores, coletivos – envolvidos, direta e indiretamente, no processo de preservação e uso dos bens culturais.

O grupo surge em um contexto de discussões fomentadas pelos três seminários sobre os patrimônios históricos da Zona Leste em 2014, organizados inicialmente pelo Grupo de Memória da Zona Leste e o Movimento Cultural Penha. Em 2016, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o grupo desenvolveu o projeto Territórios de Ururay, pelo qual realizou diversas pesquisas sobre a história da Zona Leste e sobre a relação da comunidade local com alguns de seus patrimônios.

Imagens

Itinerários urbanos

Como programação paralela, o CPC e o grupo Ururay promoveram três itinerários urbanos com foco em alguns dos bens culturais da região leste de São Paulo. As atividades dialogam com os temas da exposição e problematizam junto aos participantes, interagindo diretamente com a cidade e suas manifestações, o conjunto de bens reconhecidos como patrimônio cultural da Zona Leste.

2/9/2017. Penha.
23/9/2017. São Miguel Paulista.
12/11/2017. Itaquera.

Serviço

Data e local
A exposição fica em cartaz até agosto de 2018 na Casa de Dona Yayá (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista)

Horário
A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Entrada gratuita.

Exposição Sesmaria de passarinhos — os bens culturais da Zona Leste de São Paulo

Ficha técnica

Concepção e coordenação geral
Gabriel Fernandes, Grupo Ururay

Pesquisa e curadoria
Movimento Cultural Penha, Grupo Ururay

Produção executiva
Bruna Gabriela Elias, Cibele Monteiro, Ewerton Vilela, Gabriel Fernandes, Lucimara Vianna

Fotografias
Douglas de Campos, Vanderson Satiro de Assis

Vídeo
Sem Cortes Filmes, Eliézer Giazzi Teles (roteiro)

Cartografia
Arquivo Público do Estado de São Paulo

Grupo Ururay
Julio Cesar José Marcelino, Lucas Florêncio Costa, Mauricio Dias Duarte, Monica Mantovani Goulart, Patricia Freire de Almeida