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Recorrer aos serviços de comércio eletrônico e pagamento de contas já não é novidade para muitos brasileiros

Por Márcia Scapaticio

Realizar compras e pagar contas sem sair de casa é um dos atrativos da internet. A comodidade unida à segurança cativa os consumidores, que cada vez mais recorrem às lojas virtuais e aos chamados internet bankings para cumprir suas atividades diárias.

Uma pesquisa divulgada pela empresa e-bit, especializada em comércio eletrônico, estima que em 2010 as vendas desse setor, no Brasil, cheguem a R$ 13,6 bilhões. Impulsionadas pela Copa do Mundo, as vendas de televisores de tela plana e artigos esportivos devem liderar a preferência dos internautas.

Antonio Geraldo Vidal explica os benefícios da internet no cotidiano

Para o professor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) Antonio Geraldo da Rocha Vidal, a possibilidade de fraudes pode incomodar os usuários, mas sempre haverá um risco nessas transações e as empresas estão investindo para aprimorar seu atendimento on-line. “Ao usar os serviços virtuais há risco de fraude, mas do mesmo jeito que não deixamos de sair de casa por medo da violência urbana, não podemos deixar essa tecnologia de lado com medo de possíveis riscos, pois os profissionais da rede também trabalham para nossa segurança”, compara Vidal.

Uma ideia importante para o consumidor é avaliar a situação. Se o perigo fosse muito grande, primeiramente, nem as empresas nem os bancos viabilizariam seus negócios pela rede. O principal é observar as facilidades disponíveis. Para o professor, “os mais jovens, que já nasceram com essa tecnologia, têm uma percepção menor de risco e nem questionam, pois é a internet, então funciona. Diferente dos mais velhos, que chegam a desconfiar da viabilidade dos serviços, mas aderem a eles atraídos por suas vantagens”, explica.

Sala do Telecentro Clube Escola Mário Moraes

No Telecentro Clube Escola Mário Moraes, os serviços bancários não são muito utilizados. Segundo a orientadora Juliana da Silva Gabriel, as ações mais procuradas são a formatação de currículos e segunda via de contas, como água e energia. “Os usuários do Telecentro ainda têm um pouco de receio, mas nós sempre mostramos a eles as diversas possibilidades da internet, porque muitos até desconhecem esses serviços. Com o tempo, acho que essas atividades se encaixarão em seu cotidiano”, completa Juliana.

Conheça as transformações causadas pela internet no cotidiano de jovens e adultos.

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