Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Depois de 75 anos de existência, a Universidade de São Paulo ganhou um hino. A letra, encomendada ao poeta Paulo Bomfim, enaltece os ideais que fundaram a Universidade, aqueles que ajudaram a construí-la e os que dão continuidade à instituição. A música ficou por conta do maestro Júlio Medaglia.
A idéia foi da reitora Suely Vilela, que em visita a instituições internacionais percebeu que isso era comum entre as universidades de renome. A proposta foi apresentada à Comissão de Honra e à Comissão Executiva, encarregadas de organizar as atividades em comemoração aos 75 anos, que aprovaram a ideia.
A professora Solange Oliveira Resende, presidente da Comissão Executiva, afirma que a Comissão ficou muito satisfeita com o resultado e destaca a última estrofe em especial. Para a professora, ela “resume muito o que a USP pensa e é” (veja a letra abaixo).
O hino foi apresentado oficialmente pela Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e pelo Coro Vozes da Cidade no domingo, 25 de janeiro, em solenidade no teatro Alfa (ouça parte dessa gravação no topo da coluna ao lado). Segundo a professora Solange, o hino será agora gravado em estúdio para ser divulgado para a comunidade USP.
Hino da Universidade de São Paulo
Letra: Paulo Bomfim
Música: Júlio Medaglia
Neste chão de São Paulo o universo
Do saber faz seu campus de glória,
E da USP nasceram caminhos
Moldadores dos rumos da história.
Das sementes lançadas por mãos,
Sábias mãos professando alvoradas,
Vão surgindo colheitas de auroras
E nascendo esperanças plantadas.
Deste chão das bandeiras de outrora
Partem hoje outros passos eternos
E a cultura, bandeira de agora,
Vai plasmando horizontes modernos.
Dom de amor, faculdades formando
Vocações, nosso lar, nossa luz,
Mocidade que o tempo renova
Nesses templos que o sonho conduz.
Das sementes lançadas nos rumos
Surge a USP e seu dom de ensinar,
Gerações se sucedem no ideal,
Glória à USP e ao condão de semear.
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho