Espaço USP

Sobre a nova gestão reitoral da Universidade de São Paulo (USP)

Tradicionalmente, a data da posse dos reitores da USP sempre foi 25 de janeiro, dia em que foi fundada a Universidade, em 1934.  Tal praxe foi descontinuada em 1993, em virtude de o mandato do reitor ter sido abreviado. Dentre as decorrências de tal fato, figuram o início de mandato em meio às avaliações de fim de ano e a não-coincidência com o ano letivo e fiscal.

Por outro lado, o tamanho da USP – abrangendo mais de cem mil pessoas, quarenta Unidades de Ensino e Pesquisa e sete campi, em todo o Estado de São Paulo – e reconhecidamente dotada de administração complexa, indica a necessidade de um período de transição em que os pró-reitores, os coordenadores etc., que estão saindo e os que estão entrando, trabalhem, lado a lado, transmitindo documentos, informações e explicações.

 
Por tais razões, decidiu-se que, de 25 de novembro de 2009 (data em que se encerra o mandato da reitora Suely Vilela) até 25 de janeiro de 2010 (data em que foi fixada a posse formal do novo reitor João Grandino Rodas), dar-se-á o referido período de transição. Dessa forma, além do benefício administrativo, voltar-se-á à data tradicional de posse dos reitores da USP.

Há, ademais, fato relevante que se beneficiará do período de transição. A Reitoria da USP, por muitos anos, ocupou prédio próprio de oito andares, situado em frente à Praça do Relógio, ambos – prédio e praça – constituem-se nos principais marcos da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”. Em 1968, a Reitoria foi mudada, passando a ocupar os prédios onde ainda hoje se situa. A partir de então, o prédio – com a denominação Antiga Reitoria – passou a ser usado por diversos órgãos. O novo reitor optou por voltar já ao anterior Gabinete do sexto andar, tradicionalmente ocupado por seus predecessores mais remotos (que, nesse entretempo, será restaurado). Aos poucos, todos os órgãos ligados à Reitoria passarão a se abrigar no prédio que será, como um todo, também restaurado.

 
A partir de hoje, o vice-reitor Franco Maria Lajolo encontra-se no exercício do cargo de reitor, enquanto que o reitor eleito João Grandino Rodas chefia a Comissão de Transição, formada por seis professores, além de acompanhar proximamente a administração. O nome dos futuros pró-reitores serão levados para homologação, em sessão ordinária  do Conselho Universitário, convocada para 23 de fevereiro de 2010.

São Paulo, 26 de novembro de 2009.

João Grandino Rodas
Reitor eleito

Franco M. Lajolo
Vice-Reitor no exercício

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores