comunidade usp

Está aberta a temporada das festas juninas

Com muitos shows, decoração e comidas típicas, as unidades do Sesc da capital e do interior se preparam para o “arraiá”


Pensando no pinhão, no bolo de fubá, no quentão e na quadrilha? Já neste mês de junho se iniciam as festas juninas do Sesc com diversos shows e atividades espalhados pela capital e pelo interior de São Paulo. A seu modo cada unidade faz a festança.

De 11 a 28 de junho (durante o feriado e de sexta a domingo), o Sesc Ipiranga realiza a 10ª edição de sua Festa Junina, com o tema Ser Tão Cariri, que propõe um passeio pelas tradições culturais do Cariri cearense, microrregião do sertão nordestino. Segundo Lucy Franco, animadora cultural, a unidade do Sesc Ipiranga recebe em média em suas festas 2.500 pessoas por noite nos finais de semana.

Neste ano, o tema da festa busca mostrar o Cariri não apenas como uma área geográfica do Nordeste, mas como palco da convergência de culturas, do ritmo dos pífanos, do som das rabecas, da poesia do centenário do poeta Patativa do Assaré, sem se esquecer da religiosidade popular e do misticismo que envolve o padre Cícero. Para Lucy “é importante trazer a realidade vivida no sertão e homenagear figuras imprescindíveis como Patativa do Assaré, fazendo com que as pessoas tenham maior contato com os elementos do sertão nordestino”.

Inspirada no valor simbólico da região, a programação envolve diversas linguagens artísticas. Na agenda de shows estão Fatinha Gomes, Ermano Morais, Zabumbeiros do Cariri, entre outras atrações. As apresentações teatrais são variadas e contam com peças como A Procissão, de texto e direção de Gero Camilo, que mostra a trajetória de romeiros que seguem sua caminhada em busca da sobrevivência e da fé. Também fazem parte da agenda atrações de dança e artes plásticas.

Durante o mesmo período, de 11 a 28 de junho, outras unidades da capital celebram a festa junina. O Sesc Interlagos, com o tema “Na Oca da Mani Oca,” homenageia o ingrediente tão especial e rico da culinária brasileira, a mandioca. A programação procura revelar ao público a origem da raiz e sua ligação com o desenvolvimento histórico, social, cultural e econômico do Brasil. O forró e a viola caipira não faltam e o público pode assistir aos shows da banda Bicho de Pé, da Orquestra Filarmônica de Violas, da cantora Ceumar, entre outros, além de participar das quadrilhas que ocorrem durante a programação.

Com shows como de Lô Borges, Inezita Barroso e As Galvão, o Sesc Itaquera é a última unidade do Sesc na capital que comemora a festança. “Café com Queijo e um dedinho de Prosa” é o tema da comemoração deste ano que mostra a cultura, os encantos naturais e os intensos sabores do interior de São Paulo e Minas Gerais, na rota do café e do queijo com um bocado de prosa.

E o “arraiá” segue pelo interior paulista em unidades como as de Campinas, Presidente Prudente, Taubaté, Bauru e São José do Rio Preto. Conheça a programação completa das festas juninas com todos os shows, peças teatrais, espetáculos de danças e exposições aqui.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores