comunidade usp

O Primo Basílio

Os protagonistas da peça O Primo Basílio – O Musical

Os protagonistas da peça O Primo Basílio – O Musical

Por Cláudia Costa

Está em cartaz O Primo Basílio – O Musical, com direção de Dan Rosseto, baseado em uma das maiores obras literárias da língua portuguesa escrita em 1878 pelo português Eça de Queiroz. Nessa adaptação inédita para musical feita pela escritora carioca Francisca Braga, a história se passa no Rio de Janeiro, entre 1959 e 1961. O autor aborda amor, disputa e traição, em uma crítica à classe média da burguesia de Lisboa, além de fazer uma análise do Romantismo. No enredo, Luísa é uma jovem romântica, casada com o conceituado engenheiro Jorge, que vê sua vida mudar quando reencontra seu primo Basílio, um sedutor e sua antiga paixão, que volta ao Brasil após anos no exterior.

A obra ganha primeira adaptação para musical

A obra ganha primeira adaptação para musical

O personagem Luísa (papel de Ligia Paula Machado) é mulher incapaz de separar a realidade da fantasia, e sonha com aventuras amorosas e viagens a lugares descritos nos romances que lê. Ela se deixa seduzir por seu primo e acredita viver um grande amor. Basílio (Luiz Araújo) é um homem vaidoso, exibicionista, que se aproveita da ingenuidade da prima para convencê-la a trair o marido, que por sua vez é o oposto de Basílio. Jorge (Álvaro Franco) é um homem sério, caseiro e muito apaixonado.

Ainda importante na trama, a criada Juliana carrega muito ódio por ser pobre e infeliz, tornando-se invejosa, revoltada, vingativa e ambiciosa. Além de outros, com os quais o autor constrói um romance que tem como tema central o adultério, desencadeando novos: o conflito entre realidade e fantasia, a vaidade, hipocrisia e cosmopolitismo, a futilidade, a superficialidade da religião, o casamento por interesse e até a luta de classes.

O musical tem no elenco onze atores, seis músicos, cantores e bailarinos, que, inspirados na bossa nova, desfiam canções de gêneros como MPB, valsa, samba de breque e tango. Os instrumentos vão do piano de cauda, passando por violões, violino e flauta transversal, até o sax e percussão. O figurino de época é assinado por Taeko Tamai, a direção musical é de Dyonisio Moreno e a coreografia, de Ivan Silva.

Teatro Brigadeiro

Av. Brig. Luís Antonio, 884, Bela Vista
T. (11) 3115-2637
H. sextas e sábados, às 20h30, e domingos, às 19h
Ingressos: R$ 20,00, com meia-entrada para estudantes, aposentados, pessoas com mais de 65 anos, professores da rede pública e classe artística
Até 26 de setembro

2 comentários sobre “O Primo Basílio”

  1. marcia disse:

    Bom dia, sou atriz do referido espetáculo e gostaria de salientar que existem duas incorreções na nota sobre o mesmo: o preço do ingresso é R$ 40,00, e, a temporada no teatro Brigadeiro é até dia 06 de setembro.

    Grata

    Marcia Henrique

  2. Cláudia Costa disse:

    Oi Marcia, gostaria de agradecer pela informação e pedir desculpas pelo erro. Não tenho

    mais o material que utilizei para escrever a nota, mas de qualquer forma vamos corrigir o

    valor e a data.

    Abs,

    Claudia Costa

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores