Notas

Idosos têm aula de tai chi no HU

Por Cinderela Caldeira

No Dia Mundial da Prevenção de Quedas de Idosos (23/6), o Hospital Universitário (HU) realizou uma aula de tai chi chuan para idosos em atendimento no hospital, que incluiu orientação para a prática dos exercícios e como reduzir os riscos de quedas através da melhoria do equilíbrio. Dentre os benefícios desta prática, estão a melhoria no equilíbrio dinâmico e coordenação motora.

Segundo Egidio Dórea, médico responsável pelo Ambulatório de Doenças Metabólicas do HU, a queda é a principal causa de hospitalização nas pessoas idosas. “De 30% a 40% das pessoas acima de 65 anos caem, a queda é responsável pelo ingresso de 40% dos casos nas casas de saúde. Entre as lesões associadas a quedas estão fraturas de braço, ombro, bacia e fêmur.” Para o médico, dos que apresentaram fraturas, cerca de 50% a 70% não conseguem restabelecer o grau de funcionalidade que tinham antes.

De acordo com Chow Chin Chien, estudioso da prática e orientador das atividades para os idosos no HU, o tai chi é um exercício físico e mental que combina concentração mental, coordenação da respiração e movimentos lentos. Os exercícios são fluidos e utilizam mãos, pés e cabeça ao mesmo tempo. Este tipo de atividade auxilia na digestão, acalma o sistema nervoso, melhora a circulação sanguínea, aumenta a flexibilidade, rejuvenesce, e ainda relaxa a mente. “Tai chi chuan simboliza o movimento e a quietude em harmonia”, salienta Chien.

Além do exercício físico, os idosos foram informados por especialistas do HU sobre como diminuir os riscos e tornar a queda menos provável, incluindo modificações no ambiente doméstico e a revisão de medicamentos que aumentam os riscos para o acidente. No Brasil as quedas representam a principal causa de hospitalização por lesão externa na população idosa e está entre as três primeiras causas de morte por fator externo em idosos.

Um comentário sobre “Idosos têm aula de tai chi no HU”

  1. Maria de Lourdes Fer disse:

    Fantastico, pois trabalhar o equilibrio e a mente com o tai chi é simplesmente uma evolusão, sem contar que valorizar o idoso isso é primordial.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores