comunidade usp

Inteligência brasileira – uma reflexão cartesiana

Max Bense
Tradução: Tércio Redondo
Cosac Naify
12 páginas
R$ 39,00

Publicado em 1965, Inteligência brasileira finalmente ganha sua versão em português, no décimo quinto volume da coleção Ensainhos. No livro, o pensador alemão Max Bense, que visitou o Brasil durante a década de 1960, observa com simpatia um dos momentos altos da cultura brasileira. Mesclando relato de viagem e interpretação, ele narra sua convivência com artistas e intelectuais como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Bruno Giorgi, Volpi, Lygia Clark, Lucio Costa, Afonso Reidy, Décio Pignatari, Haroldo e Augusto de Campos. A síntese de sua visão poderia ser exemplificada na relação que faz entre as cidades do Rio de Janeiro (o espírito tropical) e Brasília (o espírito cartesiano) – e de Guimarães Rosa como a melhor expressão da fusão de ambos.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores