Notas

Idosos e crianças são mais afetados com as mudanças de estação

Por Cinderela Caldeira

A queda das temperaturas, provocada pela chegada do outono e inverno é responsável por algumas doenças respiratórias, que se manifestam através de rinites, sinusites, resfriados e até mesmo pneumonia. De acordo com especialistas, a atenção deve ser redobrada no caso de crianças e idosos, que apresentam uma resposta mais lenta do organismo para combater as infecções.
Segundo Leonardo Lopes, geriatra do Hospital Universitário (HU), nos idosos as principais complicações acontecem nas vias respiratórias altas e baixas. “O impacto de um quadro gripal em uma pessoa idosa pode ser tão grande, a ponto de deixá-la de cama e favorecer o surgimento de diversas complicações, como infecções pulmonares e fraqueza muscular”, ressalta o médico.
Para o geriatra, algumas medidas podem ser tomadas para se proteger. Além da vacina contra a gripe e a cada cinco anos contra pneumonia, o idoso deve interromper o fumo. Pessoas com doenças pulmonares, como bronquite e enfisema, e os fumantes têm mais chance de contrair infecções graves que levam mais tempo para se recuperar.
Com relação às crianças, os pais devem ficar atentos a ambientes com acúmulo de pessoas, poluição e especialmente o tabagismo. Algumas medidas são necessárias para evitar complicações, como hidratação, boa alimentação, vacina contra gripe e ambientes arejados.
Outro alerta é a automedicação. Não é recomendado o uso de medicação para prevenir estas complicações sem orientação médica. O uso inadequado de remédios, principalmente em idosos, pode provocar graves consequências.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores