Espaço USP

Estudo da Esalq avalia benefícios do óleo de abacate

A professora Jocelem Mastrodi Salgado é coordenadora do projeto que estuda os benefícios do óleo de abacate realizado pelo Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq. O estudo confirmou que a substância possui componentes bioativos, capazes de prevenir e controlar níveis elevados de lipídios e lipoproteínas no sangue.

A pesquisa confirma, ainda, que mesmo após o processo de refino, o óleo continua adequado para o consumo, sendo ideal para a indústria alimentícia. A matéria-prima em análise possui propriedades semelhantes ao azeite de oliva, servindo como substituto do óleo de soja ou sendo utilizado na fabricação de óleos mistos, juntamente com o azeite. Tal substituição combinaria um produto de qualidade ao baixo custo para o consumidor.

Mesmo com todas as boas constatações, há necessidade de aprimorar o sabor e do aroma do óleo, para sua efetiva utilização pela indústria de alimentos.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores