Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
A Fundação Memorial da América Latina inaugurou no dia 18 de outubro uma instalação artístico/pedagógica que integra ação internacional contra o tráfico de pessoas. O Projeto Labirinto: High Heel Passenger (HHP) está sendo instalado simultaneamente em diferentes instituições, parques ou praças de cinco países: além do Memorial, em São Paulo (Brasil), no Museu de Escravatura, em Luanda (Angola), em Lisboa (Portugal) e no Ufea Sutherland Park, em Accra (Gana). O labirinto brasileiro pode ser visitado de terça à domingo, até o dia 18 de novembro.
O projeto de caráter pedagógico tem como objetivo alertar sobre os perigos do tráfico internacional de pessoas, que soma, segundo a ONU, 2,5 milhões de vítimas em todo o mundo. HHP tem a colaboração dos escritórios nacionais da Unesco (Patronage), UNODC, IOM, Ministérios, Oikos, O Ninho, Liberta São Paulo entre outros. O projeto foi criado com ênfase nos jovens, trabalhando com escolas secundárias, professores e instituições públicas em diferentes partes do globo.
A instalação ocupara uma área de 250 m² na praça em frente ao Auditório Simón Bolivar, sobre uma base de blocos de cimento com peso total de 7,5 toneladas. Esta estrutura comportara seis telas da artista plástica Marian Van Der Zwaan, idealizadora e curadora do projeto, com temáticas de alerta e conscientização motivacionais.
Em todos os HHPs dos sete países, o visitante se depara com relatos de vítimas do tráfico de pessoas em telas interligadas via Live Streaming. O desafio é sair do labirinto, que representa a rede que aprisiona a vítima de tráfico de pessoas. Um trabalho prévio está sendo feito com jovens por meio de suas escolas. Os professores estão sendo orientados a debater o assunto com seus alunos. Os estudantes podem enviar pinturas e fotografias para cobrir as paredes da instalação e interagir com um jogo que simula o labirinto, que pode ser baixado em qualquer dispositivo com acesso à internet. No site do projeto há mais informações disponíveis.
Local: Memorial da América Latina – av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda