Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Como parte da 37ª Mostra Internacional de Cinema, o Masp apresenta hoje, dia 21 de outubro, o filme “São Silvestre”, da diretora Lina Chamie. A exibição é gratuita e acontecerá no vão livre do museu, às 19h30.
“São Silvestre” é um filme sensorial que procura reproduzir na tela a sensação do corredor. A corrida de rua, com sua mística da passagem, o “Ano Novo” que se aproxima e as próprias ruas da cidade de São Paulo, formam o contexto desta viagem intimista e profunda do ser humano em busca de superação e de vida.
A cidade e os seus espaços emblemáticos são sentidos pelo espectador através da câmera que registra o ponto de vista do corredor, durante todo o trajeto. A sensação, a passada, a respiração, a audição e o gesto vivo do avançar no tempo, têm registro sonoro e visual do corredor, transpondo para a tela a sua jornada de superação.
A corrida Internacional de São Silvestre é a mais famosa corrida de rua do Brasil, realizada anualmente em São Paulo, no dia 31 de dezembro. A partir da corrida o filme constrói de maneira sensorial o “corpo-a-corpo” entre homem e cidade.
Local: Museu de Arte de São Paulo – Assis Chateubriand – av. Paulista, 1.578