Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
No dia 25 de outubro, às 20h, o Centro Universitário Maria Antonia apresenta a palestra “O fim do disco e a música de hoje”, parte do ciclo Aberto para balanço. O evento será conduzido por Lorenzo Mammì, professor do departamento de Filosofia da FFLCH e antigo docente do departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA).
A reprodução musical em disco, que dominou o século 20, passando pelo LP até o CD, ligou-se ao desenvolvimento de complexos sistemas de produção, com equipamentos, técnicas de gravação, modos de composição e de arranjo, grandes estúdios e orquestras etc. A palestra discute as consequências do rápido desaparecimento do disco e o surgimento de novas formas de produção e difusão de música.
O ciclo Aberto para balanço, que se estende até dezembro, é uma das iniciativas de comemoração dos 20 anos do Maria Antonia. Participam críticos, artistas e pesquisadores, que colocam em debate visões panorâmicas de diversas áreas, como artes visuais, arquitetura, música, literatura, cinema e filosofia, presentes nas ações do Maria Antonia nas últimas duas décadas.
A entrada é franca e haverá distribuição de senhas para as 90 vagas do auditório, 30 minutos antes. A palestra será transmitida ao vivo pelo site do IPTV USP. No site do Maria Antonia é possível ver a programação das próximas palestras do ciclo Aberto para balanço.
Local: Centro Universitário Maria Antonia – r. Maria Antonia, 294, Vila Buarque