Espaço Cultural

Instalação dialoga com poema A Máquina do Mundo Repensada, de Haroldo de Campos

Casa das RosasDe hoje, 16/8, até 29/9, estará alocada na Casa das Rosas tempo-vero, uma instalação do arquiteto e escultor carioca Leonardo Tepedino que dialoga com o livro-poema A máquina do Mundo Repensada, de Haroldo de Campos. A mostra foi inaugurada por ocasião do evento Hora H, em homenagem ao poeta.

Originariamente concebida para ocupar as Cavalariças do Parque Lage, no Rio de Janeiro, a escultura composta de fragmentos de madeira contorcidos e emendados foi adaptada agora aos interiores da Casa das Rosas, iniciativa do Centro de Referência Haroldo de Campos. A obra, segundo Simone Homem de Mello, coordenadora do centro, “redimensiona a construção arquitetônica, conferindo volume ao vazio, ao espaço negativo dos interiores”.

O título tempo-vero foi extraído de A Máquina do Mundo Repensada, um livro-poema em que Haroldo de Campos mistura referências poéticas e científicas para refletir sobre o cosmos. Haroldo envereda pela física de Newton e pela cosmologia de Galileu, criando um poema indagador da ordem cósmica e textual.

 

Local: Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – av. Paulista, 37, São Paulo
Temporada: de 16/8 a 29/9
Funcionamento: de terça a sábado, das 10 às 22h; domingos e feriados, das 10 às 18h
Mais informações: www.casadasrosas.org.br

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores