comunidade usp

A ciência na vida de Bagnato

O professor Bagnato quando criança

O professor Bagnato quando criança

“Desde o primário, já percebia que a vida dos cientistas me fascinava”

Por Amanda Previdelli

Vanderlei Salvador Bagnato foi um dos 50 novos membros eleitos neste ano para a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). A organização tem como um dos seus principais objetivos reconhecer, apoiar e promover a excelência em pesquisas em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. “É uma grande satisfação ter sido escolhido. Como membro da TWAS, pretendo ser atuante na área de ciência com responsabilidade social”, afirma Bagnato.

O pesquisador e professor do Instituto de Física de São Carlos nasceu nessa cidade em 1958, onde também cresceu e estudou. A ciência sempre foi um assunto que o encantou: “Desde o primário, já percebia que a vida dos cientistas me fascinava”, conta. Seu pai, que tinha uma galvanoplastia (aparelho que possibilita a deposição de um metal sobre o outro para, dentre outros usos, melhorar a aparência de um objeto metálico), o ensinou muito sobre eletroquímica e ciência. “Esta profissão de meu pai certamente foi muito determinante para mim. Sempre trabalhava com ele e usava a oficina dele, no fundo de nossa casa, como meu próprio laboratório”, explica Bagnato.

Com sua esposa e seu primeiro filho

Com sua esposa e seu primeiro filho

Com o fim do colegial, o pesquisador prestou Física na USP e Engenharia de Materiais na UFSCAR. “Acabei me formando nas duas e a continuidade foi em Física”, diz. Depois da graduação veio o estudo no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, Estados Unidos. O período de doutorado trouxe a especialização em Física Atômica. “Essa área me completou, pois é fundamental à Física e permite aprender coisas todos os dias”, conta o professor. Para ele, também é muito importante que seja uma área atraente para estudantes e novos pesquisadores.

“Sou muito satisfeito com aquilo que faço”, diz Bagnato sobre seu trabalho. A pesquisa do professor conquistou diversas parcerias e as contribuições feitas tanto em física atômica quanto em outras áreas científicas foram as bases para sua eleição como membro da Academia de Ciências.

O professor Vanderlei Bagnato

O professor Vanderlei Bagnato

O professor é casado e tem um dois de filhos: Luciano, que estuda publicidade, e Renata, estudante de medicina. Bagnato conta que se casou com a pessoa com quem começou a namorar com 16 anos. E completa: “Minha mulher é certamente a minha maior colaboradora”.

A conquista de uma cadeira na TWAS foi um grande marco na vida desse cientista que já estudou partículas moleculares, Einstein e câncer. “Todo reconhecimento ao nosso trabalho sempre nos dá uma satisfação muito grande”, explica. Bagnato vê a eleição como uma oportunidade de incentivar a ciência no Brasil: “Sou bastante otimista com a ciência brasileira e com o fato de que poderemos criar novas gerações que irão transformar nosso pais naquele que todos sonhamos. Tenho plena convicção que através da ciência é que construiremos uma melhor cidadania”, conclui.

4 comentários sobre “A ciência na vida de Bagnato”

  1. João Alfredo disse:

    Dr. Vanderlei Salvador Bagnato é uma das pessoas que mais admiro, vamos dizer assim,"pelo conunto da obra".

    Homem íntegro, trabalhador, simples, caridoso, religioso, alegre, culto (não somente em ciência), patriota, capaz, realizador, aglutinador, perspicaz, e segue por aí a fora…

    Tem na família sua maior realização e se preocupa em promover-lhes segurança, estabilidade, apoio, incentivo e a transmissão de seus valores maiores.

    Como professor e cientista, seus estudos, criações, orientações, dssenvolvimento, colaborações e principalmente sua obssessão em transmitir seus conhecimentos a quem quer que seja, vendo isto quase que como uma obrigação.

    Sinto-me honrado em compartilhar, ainda que por poucas horas semanais, de sua convivência. Aprendo muito, de maneira agradável e descontraída.

    Que Deus ilumine sempre a Vanderlei e família.

  2. Silvana Quintana disse:

    Ola Vanderlei

    Apesar da pequena convivência é muito bacana ver o esforço divulgado para a comunidade

    Muito sucesso para vc e grupo

    Um abraço

    Silvana Quintana

  3. Fernando de Moraes disse:

    Ser membro da TWAS é mais uma conquista para admirarmos na vida deste cientista. Conquistas estas muito bem fundamentadas e exemplificadas durante sua trajetória pessoal e acadêmica.

    Vanderlei é aquele cientista difícil de encontrar; que consegue de forma simples e ao mesmo tempo genial, juntar a ciência básica com suas aplicações para a sociedade; agrupando ciência, tecnologia e responsabilidade social em uma cadeia de ações e resultados para hoje e para o amanhã.

  4. Edinelson V. Rigo disse:

    Em um país tão carente de pessoas que pensem o futuro com os pés no chão; em que quando se fala de valores corriqueiramente pensa-se em dinheiro e não em uma sociedade melhor, é muito prazeroso ver uma notícia dessas… Embora nossa convivência ainda seja pouca,tenho a certeza de que estaremos bem representados, com o que de melhor temos em termos de ciência e de ser social.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores