comunidade usp

Saco sem fundo

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais
O fim das sacolas plásticas

 

Marcello Rollemberg

O ser humano é naturalmente refratário a mudanças, por melhores que elas possam ser. Em um primeiro momento, prefere-se manter a situação já conhecida do que experimentar a novidade. Depois, com o tempo, a coisa tende a mudar. Mas há situações nas quais a mudança não só não é bem absorvida como, para piorar, é mal explicada – por mais que esteja eivada de boas intenções.

É o caso das famosas sacolinhas plásticas de supermercados, aquelas que foram banidas dos caixas e das mãos dos consumidores  por decreto. A justificativa é salvar o planeta. Ok, a justificativa é mais do que válida. Mas será que é exatamente isso o que vai acontecer?  Não haveria aí um certo quê de oportunismo?  E, por outro lado, como fica o bolso do consumidor, posto que o preço das sacolinhas estava embutido no valor dos produtos comprados – e até agora não parece ter sido extirpado de  lá. Ou seja, as sacolinhas se foram, mas os preços não mudaram – ao contrário. Quem quiser que compre sacolas “ecológicas” nos próprios estabelecimentos. Um caso de duplo faturamento?

Todas essas questões, que dizem respeito diretamente a todos nós, consumidores, estão presentes na matéria de capa desta nossa nova edição. Não pretendemos dar respostas definitivas, mas os especialistas ouvidos mostram que a história, apesar de bem contada, não é bem a que se apresenta na realidade. Muita coisa ainda será discutida a respeito, mas é bom que essa discussão se resolva logo, antes que pareça um saco sem fundo.

 Marcello Rollemberg, diretor de Redação

 

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores