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Pesquisa de mestrado desenvolvida no Departamento de Computação da Escola Politécnica avaliou a eficácia da comunicação digital entre pilotos e controladores de vôo no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Para Fernando de Oliveira Gil, engenheiro e autor da pesquisa, o aeroporto da cidade de São Paulo comporta hoje aproximadamente 30 pousos e decolagens por hora, diariamente, e o horário de maior congestionamento acontece nos finais de tarde. “Se este tráfego duplicar, a comunicação via rádio, que atualmente é usada, deixará de funcionar”, diz.
Para o estudo foi desenvolvido um software para operar na Plataforma Integrada para Ensaios em Sistemas Embarcados Críticos, e todos os testes foram realizados em cima de simulações numéricas, em razão disso não houve a necessidade de interromper qualquer atividade no aeroporto para testes. O sistema digital avaliado por Gil funciona como o Messenger da Microsoft, de comunicação on-line.
Hoje, o piloto mantém uma conversa com o controlador via rádio em tempo real, o que impede uma comunicação paralela. No sistema digital existem botões específicos, como solicitação de autorização de pouso, por exemplo, e ainda uma série de outros comandos que funcionam somente pressionando-se um botão.
Quanto à implantação do sistema, Gil diz que não poderá ser imediatamente, nem é possível estimar os custos. “A aeronáutica é muito cuidadosa em relação à implementação de novas tecnologias. Muitos estudos ainda deverão ser realizados para verificar se o gargalo dos problemas do aeroporto é a comunicação, se for de fato, o estudo irá colaborar muito”, diz.
Fonte: Agência USP de Notícias
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