Notas

Pesquisa da Esalq avalia as propriedades do chá verde

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

Por Cinderela Caldeira

Estudo realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) analisou o efeito do chá verde no controle da obesidade. A pesquisadora Gabrielle Aparecida Cardoso comparou em seu estudo a taxa metabólica de mulheres com sobrepeso e obesidade grau I, pré e pós consumo de chá verde aliado ou não à prática de exercício físico.

As voluntárias foram divididas em quatro grupos durante dois meses: as voluntárias do primeiro grupo tomaram chá verde, as do segundo grupo, placebo, as do grupo três tomaram chá verde e exercitaram-se e as do grupo quatro tomaram placebo e exercitaram-se.

Os resultados mostraram que o grupo 1 perdeu uma quantidade de peso relevante para o período de estudo, com manutenção de massa magra. O grupo 2, que utilizou placebo, não perdeu peso e ganhou massa gorda e perdeu massa magra. O terceiro grupo teve sua composição corporal modificada apresentando maior perda de gordura, maior ganho de massa muscular, maior aumento de força muscular e redução dos níveis de triglicéride superiores aos  apresentados pelo grupo 4.

Segundo Gabrielle,  o consumo de chá verde aliado à prática de exercício físico auxilia na redução do triglicéride, ganho de força muscular, ganho de massa magra e na redução de massa gorda. “ O aumento da força muscular é maior quando o chá verde é consumido antes da prática dos exercícios”, diz.

O estudo indica que o chá verde é a segunda bebida mais consumida no mundo e contém compostos que proporcionam uma série de benefícios à saúde. Reduz o risco de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, melhora as funções fisiológicas, tem efeito anti-hipertensivo, proteção ultravioleta, aumento da densidade mineral óssea.

6 comentários sobre “Pesquisa da Esalq avalia as propriedades do chá verde”

  1. eunice disse:

    Bom dia!

    Gostaria de saber se foi estudado que a pessoa que toma remédio para pressão alta não pode tomar chá verde. Eu já li e já assisti programa de televisão dando esta orientação.

  2. Maria Ines disse:

    Prezados,

    Parabéns pela reportagem!

    Por ter muito interesse por este assunto, gostaria de saber mais sobre esta pesquisa. Seria interessante se fosse citada a referência do trabalho (se já foi publicado), ou então, alguns dados a mais sobre frequencia, horário e modo de consumo do chá verde. Por exemplo: chá verde comprado embalado em saquinho é efetivo? E pronto, em latas ou embalagem PET?

  3. Roseli disse:

    Sensacional essa matéria, eu já fazia uso do chá verde após as principais refeições em substituição ao cafézinho, vou acrescentar o chá gelado antes da caminhada matinal.

  4. Rafael disse:

    Gostei bastante desta pesquisa, e gostaria de saber qual a composição de folhas que fizeram parte deste chá verde usado na pesquisa, levando em consideração que no mercado existem varias vertentes do mesmo.

  5. admin disse:

    Em função dos vários questionamentos com relação ao uso do chá verde, faremos uma matéria completa sobre o assunto. falaremos com os pesquisadores dessa pesquisa e outros que trabalhem com o tema.

    Redação Revista Espaço aberto

  6. Vera disse:

    Boa Tarde,

    Achei a matéria muito boa, uma vez que as pessoas, principalmente as mulheres, usam qualquer receita para emagrecer. Penso que nesse campo toda informação pequisada, é bem vinda. Senti falta da quantidade que podemos tomar diariamente.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores