Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O filósofo e escritor francês Michael Onfray apresenta com Os ultras das luzes o quarto volume de sua série Contra-História da Filosofia. O autor faz neste livro uma nova leitura das ideias do século 18, o chamado Século das Luzes, analisando pensadores geralmente deixados de lado pelos estudiosos.
Esta é inclusive a proposta desta série que terá ainda mais duas edições: falar de uma filosofia alternativa, esquecida, escondida na sombra de outras. A história geral da filosofia é escrita pelas ideias vencedoras, que prevalecem após um combate com teorias opostas a elas. Daí o fato de Onfray querer contar agora essa “contra-história”.
Deste modo, em Os ultras das luzes, o autor nos traz a radicalidade materialista do Iluminismo com Jean Meslier e Julien Offray de La Mettrie, e o utilitarismo francês com Piere-Louis Moreau de Maupertuis e Adrien Helvétius. Apresenta ainda um outro ponto de vista dos pensamentos de Sade – nome do qual deriva o termo “sadismo” –, questionando a posição de libertador e revolucionário que muitos costumam a este atribuir.
Título: Os ultras das luzes
Autor: Michael Onfray
Editora: WMF Martins Fontes
Páginas: 324
Preço: R$ 62,00
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho