Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Após longo embate armado, o Chile saiu vitorioso de conflito com Peru e Bolívia em episódio que ficou conhecido como Guerra do Pacífico (1879-1884), anexando parte do território dos dois países às suas terras. Este importante evento da história da América Latina é tema do livro Nação e imaginação na Guerra do Pacífico, da professora do Departamento de Letras da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) Laura Janina Hosiasson.
A autora tem como objeto de estudo a forma como a escrita foi trabalhada pelos contemporâneos do acontecimento. Analisando crônicas, diários de campanhas, contos militares e outras publicações, Laura efetua um constante diálogo entre a crítica literária e a história e, assim, torna audíveis as discrepâncias entre discursos que manifestam a tragédia da derrota ou a glória da vitória.
Título: Nação e imaginação na Guerra do Pacífico
Autor: Laura Janina Hosiasson
Editora: Edusp
Páginas: 176
Preço: R$ 43,00