comunidade usp

Memória e sociedade: lembranças de velhos

  • Facebook facebook
  • Twitter twitter
  • AddThis mais

 

“O livro traz histórias muito bonitas da nossa cidade.” Essa é a opinião de Ecléa Bosi sobre o livro Memória e Sociedade: lembranças de velhos, baseado em sua tese de doutorado. A obra é um ensaio da história social da cidade de São Paulo e traz relato de oito personagens que revivem momentos de sua vida por meio de suas memórias. Ao relacionar a memória à cidade, o livro comprova a frase do filósofo francês Henri Bergson: “Na realidade, não há percepção que não esteja impregnada de lembranças.”

A professora do Instituto de Psicologia (IP) analisa as vidas de seus personagens, reconhecendo a função social da velhice: a de lembrar a história da sociedade e contá-la aos mais jovens. Segundo ela, essa função não é reconhecida na sociedade. Atualmente, a autora do livro desenvolve pesquisas relacionando a memória à cidade. “Há uma vinculação muito grande entre as duas e cada mudança vivida pela cidade reflete na existência do cidadão, na sua identidade e na sua memória.” O livro possui grande valor afetuoso de reconhecimento da importância dos idosos, ressaltando a importância de tolerância e de valorização dessas pessoas.

Título: Memória & sociedade: lembranças de velhos
Autora: Ecléa Bosi
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 484 páginas
Preço: R$ 58,80

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores