Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Os sintomas causados pelo Transtorno Obsessivo Compulsivo, conhecido como TOC, afetam aproximadamente 2% da população e frequentemente têm seu início na infância ou adolescência.
A doença causa sofrimentoà pessoa e interfere no convívio social, é um transtorno psiquiátrico, que tem como característica a ocorrência de pensamentos obsessivos e atos repetitivos, que são praticados como compulsões e, na maioria das vezes, é um hábito crônico. Esses atos são obedecidos geralmente com o objetivo de diminuir o desconforto da ansiedade que toma conta da pessoa.
O Instituto de Psiquiatria (IPq), em parceria com a Universidade de Pernambuco, está desenvolvendo um estudo de pesquisa clínica para comparar duas sequências de tratamento chamado Smart (sigla em inglês para Multiple Assignment Randomized Trial).
O estudo pretende desenvolver estratégias para o tratamento de crianças e adolescentes com idade entre 6 anos e 6 meses e 17 anos e 4 meses. Será usado um modelo de tratamento sequencial randomizado, que tem como base dois tratamentos: a terapia cognitiva-comportamental e a ingestão do medicamento fluoxetina.
O estudo Smart será dividido em duas fases, com duração de 14 semanas. Depois de selecionado, o paciente é direcionado, aleatoriamente, para um dos tratamentos. Quem for para a terapia passará a frequentar sessões semanais em grupos que utilizam diferentes estratégias para que o paciente possa se expor a situações que provocam ansiedade sem precisar se utilizar de outras formas para o alívio. O medicamento a ser utilizado no outro grupo é um antidepressivo, tem 20 anos no mercado e possui vários estudos comprovando sua eficácia.
Ao final do período estabelecido, será feita uma avaliação do paciente. Quem respondeu bem ao tratamento inicial permanece nele e quem não respondeu é novamente selecionado para a troca de tratamento. A segunda fase terá duração de mais 14 semanas.
Os interessados em participar deverão entrar em contato pelo telefone (11) 2661-7594 ou pelo e-mail smart.inpd@gmail.com, mencionando o interesse no projeto de tratamento para crianças com TOC e deixando o telefone para contato.
seg, 29 de junho
dom, 28 de junho
dom, 28 de junho
sáb, 27 de junho
sáb, 27 de junho
sex, 26 de junho
sex, 26 de junho
ter, 2 de junho