Formações

As formações do DDD, centradas no estudo de pedagogias anticolonialistas, críticas e feministas, buscam ferramentas para incorporar ao ensino jurídico classe, gênero, deficiência, raça, sexualidade e outros marcadores sociais da diferença, enxergando tais categorias de modo interseccional, e como componentes fundamentais na articulação de conhecimento.

Programa de Formação do DDD – 2017

Encontro aberto  – Educação libertadora e o ensino jurídico

  • Paulo Freire e Ira Shor – Medo e Ousadia – O cotidiano dos professores – p. 11 – 54

Formação 1 – Como construir uma comunidade pedagógica?

  • A construção de uma comunidade pedagógica – bell hooks – Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.WMF Martins Fontes, 2013. p. 173-222
  • Madness Opression Guide – The Icarus Project

Formação 2 – Quais os princípios de uma pedagogia para a justiça social? 

Material Complementar:

Formação 3 – Há lugar para a criatividade e para a imaginação no ensino do direito? 

Material complementar:

Formação 4 – Qual o lugar da experiência no ensino do direito? 

Material complementar

  • bell hooks – confrontação da classe social na sala de aula – Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade.WMF Martins Fontes, 2013. pp. 235-215
  • Ajudando os alunos a desenvolver empatia e não simpatia: org/blog/helping-students-develop-empathy-instead-sympathy
  • Chapter 3: Concealed Stories – The Storytelling Project Curriculum: – Learning About Race and Racism through Storytelling and the Arts – Lee Anne Bell, Rosemarie A. Roberts, Kayhan Irani, Brett Murphy Storytelling Project, Barnard College DRAFT February 2008 – pp. 76-109 http://www.racialequitytools.org/resourcefiles/stp_curriculum.pdf

Formação 5 – Como reconhecer outros saberes e formas de conhecer no ensino do direito? 

  • Elenes (2013) Nepantla, Spiritual Activism, New Tribalism: Chicana Feminist Transformative Pedagogies and Social Justice Education. Journal of Latino/Latin American Studies: December 2013, Vol. 5, No. 3, pp. 132-141.
  • Escolarizando o Mundo – (Schooling the World, 2010) https://www.youtube.com/watch?v=6t_HN95-Urs&feature=youtu.be

Material complementar:

Formação 6: Qual o espaço para o afeto e a alegria no ensino do direito?  


Programa de Formação do DDD – 2016

Formação 1 – Pedagogia da libertação e crítica à educação bancária

  • hooks, bell. Teaching to Transgress. Routkedge, New York, 1994. Introduction and Chapter 1 (pg. 1-22)
  • Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. hooks, bell.WMF Martins Fontes, 2013. Introdução e Capítulo 1
  • Oliveira, Érika. De mãos dadas com hooks. Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3), setembro-dezembro/2014, p.1001-1003
  • Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1987. Capitulo 2. p.33-43
  • Vídeo: Educação LGBT – Pergunte às Bee https://www.youtube.com/watch?v=_U-SZwN9GWc

Formação 2 – Ensino jurídico e primeiras proposições críticas

  • Ghirardi, José Garcez. 
O instante do encontro : questões fundamentais para o ensino jurídico. São Paulo : Fundação Getulio Vargas, 2012. p15-26.
  • Spade, Dean. Chapter 13: Notes toward racial and gender justice ally practice in legal academia. In: Muhs, Gabriella Guitiérrez (org). Presumed Incompetent: the Intersections of race and class for women in academia. University Press of Colorado, 2012. p. 186-197.
  • Vídeo: Slam Resistência – 02/2016 – Mariana Felix #1 https://www.youtube.com/watch?v=vhV5QpByZW0

Formação 3 – Incorporando gênero no ensino jurídico

  • Coombs, Mary Irene. Non-sexist Teaching Techniques in Substative Law Courses Southern Illinois University Law Journal. p. 507-526
  • Gender Issues in College Classroom: Columbia University in the city of new york
  • Teles, Maria Amélia Almeida. Quase duas décadas de Promotoras Legais Populares no Brasil. In: Junior, José Geraldo de Souza (org.), Introdução crítica ao direito das mulheres. p. 47-51
  • Plano de Aulas: Sexo, Gênero e Poder. Elaborado por Silvani Arruda & Marcos Nascimento. Junho 2015.

Leitura Complementar:

  • Rodriguez, Marcelav. Pedagogy and Law: Ideas for Integrating Gender into Legal Education. Journal of Gender, Social Police & the Law. p. 267-278.
  • Plano de aula: Berkland, Mara. Is it Theft? Using the Ethics of Crime to Frame a Discussion of Sexual Consent and Sexual Assault. In: Murphy, Michael e Ribarsky, Elisabeth, Activities for teaching gender and sexuality in the university classroom. Rowman & Littlefield Education. United Kingdom, 2013. p. 17-25.

Formação 4 – Discutindo branquitude e raça em sala de aula 

  • Arroyo, Miguel González. A pedagogia multirracial popular e o sistema escolar. In: Gomes, Nilma Lino (org). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Autêntica Editora, Belo Horizonte, 2007. p. 111-130.
  • Case, Kim A e Wise, Tim. Pedagogy for the Privileged: Adressing Inequality and Injustice Without Shame or Blame . In: Case, Kim A. (edit), Deconstructing Privilege. Teaching and Learning as Allies in the Classroom. Routledge, NY, 2013. p. 17-34.
  • Santana, Bianca. Quando me descobri negra. SESI SP Editora – São Paulo 2015. Quando me descobri negra (p.13-15) e Desmonte (p.35-36).

Leitura Complementar:

  • Crenshaw, Kimberle Williams. Toward a Race—Conscious Pedagogy in Legal Education. Journal Issue: National Black Law Journal, 11. 1988. p. 1-14
  • Armostrong and Wildman. “Colorblindness is the New Racism”: Raising Awareness about privilege using color insight. In: Case, Kim A. (edit), Deconstructing Privilege. Teaching and Learning as Allies in the Classroom. Routledge, NY, 2013. p. 63-80.

Formação 5 – Ensino jurídico queer

  • Miskolci, Richard. Teoria Queer: Um aprendizado pelas diferenças. Autêntica Editora: Belo Horizonte 2015. Capítulo 3 p. 55-68.
  • Brooks, Kim. Parkes, Debra. Queering Legal Education: A Project of Theoretical Discovery. Harvard Women’s Law Journal. v.27, 2004. p. 90-136
  • Plano de aula: Currans, Elisabeth. The Same—Sex Marriage Debate: Gay/Lesbian Rights vs. Queer Critiques of Marriage. In: Murphy, Michael e Ribarsky, Elisabeth, Activities for teaching gender and sexuality in the university classroom. Rowman & Littlefield Education. United Kingdom, 2013. p. 47-53.

Leitura Complementar:

  • Louro, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: Guacira Lopes Louro (organizadora) O Corpo Educado: Pedagogias da sexualidade 2aEdição Autêntica, Belo Horizonte, 2000. p. 07-34.
  • Blumer, Markie. Are We Queer Yet? Adressing Heterosexual and Gender- Conforming Privilege. In: Case, Kim A. (edit), Deconstructing Privilege. Teaching and Learning as Allies in the Classroom. Routledge, NY, 2013. p. 151-169.

Formação 6 – Pedagogia Descolonial 

  • Rosa, Allan de. Pedagoginga, Autonomia e Moçambagem. Aeroplano, Riod e Janeiro, 2013, p. 100-113.
  • Walsh, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re- -existir e re-viver. In: Candau, Vera Maria. Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas, 2009. p. 12-42
  • Descolonizando o conhecimento, uma Palestra—Performance de Grada Kilomba. http://www.goethe.de/mmo/priv/15259710—STANDARD.pdf
  • Vídeo: “WHILE I WRITE” by Grada Kilomba https://www.youtube.com/watch?v=UKUaOwfmA9w