Encontro aberto DDD – Educação libertadora e o ensino jurídico

No dia 17 de março, o DDD realizou o encontro aberto para as pessoas interessadas em conhecer e participar do grupo. O encontro foi elaborado com base na introdução e primeiro capítulo do livro Medo e Ousadia, do Paulo Freire e Ira Shor, com o objetivo de refletirmos sobre o ensino do direito atual e sua relação com a pedagogia libertadora.

Para isso fizemos as seguintes dinâmicas:

Apresentação e jogo de memorização – O que é o ensino jurídico para você?: cada pessoa deveria falar seu nome mais uma palavra que definisse o ensino jurídico, e as outras deveriam lembrar as palavras anteriores e acrescentar a sua própria.

Compartilhamento de experiências – Qual experiência positiva de ensino você teve durante o curso de direito?: Cada pessoa contou uma experiência pessoal positiva com o ensino do direito.

Barquinhos lado a lado – O que é educação libertadora para você?:

Leitura de trecho do texto de Paulo Freire e Ira Shor: “O processo libertador não é só um crescimento profissional. E uma transformação ao mesmo tempo social e de si mesmo, um momento no qual aprender e mudar a sociedade caminham juntos. O professor, portanto, não é o ponto final do desenvolvimento que os estudantes devem alcançar. Os estudantes não são uma frota de barcos tentando alcançar o professor que já terminou e os espera na praia. O professor também é um dos barcos da frota“.

Dobradura de barquinhos coloridos, que colocamos sobre panos azuis. Em cada barquinho, @s alun@s escreveram palavras que simbolizassem a educação libertadora.

Explicação das atividades e dos propósitos do DDD com a apresentação de fotos e livros.

Autoavaliação das dinâmicas pelas pessoas que participaram.

O encontro foi muito emocionante e divertido! Esperamos que todas as pessoas envolvidas tenham gostado de compartilhar este momento especial conosco.