Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Luís de Camões
Ateliê Editorial
242 páginas
R$ 26,00
Os Lusíadas é um dos clássicos da língua portuguesa, escrito por Luís de Camões. O livro é um épico da história de Portugal, exaltando o povo luso como grande herói da época. Em seus versos, o país ibérico e seu povo são frequentemente comparados aos antigos gregos e seus feitos. Em 1572, quando foi publicado, Portugal era um expoente da Europa. Um dos primeiros países a se unificar em torno de um rei, e que encabeçou as grandes navegações, processo histórico que revolucionaria o mundo recém-saído da idade medieval. Camões construiu o mito em torno do fato histórico.
Nessa edição, Ivan Teixeira, professor da USP, analisa quatro passagens da obra: “Inês de Castro”, “Velho do Restelo”, “Gigante Adamastor” e “Ilha dos Amores”, em sua introdução. Assim, dá o seu olhar analítico aos cantos de Camões, redigidos em pleno classicismo.