Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Por Cinderela Caldeira
O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas inaugurou no final de março a brinquedoteca terapêutica voltada ao atendimento de crianças e adolescentes vinculados ao ambulatório, hospital dia e unidade de internação do Serviço de Psiquiatria e Adolescência (Sepia).
A brinquedoteca foi projetada, montada e equipada por meio de parceria com a empresa MCassab, representante da Lego no Brasil, e pelo escritório de arquitetura Falzoni Alves Lima e tem como base o projeto de decoração padrão Lego, usando formas geométricas e muita cor.
O novo espaço será utilizado pela equipe do Sepia que poderá colocar em prática intervenções terapêuticas baseadas em diferentes modelos de atendimento, entre eles a terapia filial, inédita no País, na qual os pais atuam como agentes terapêuticos de seus próprios filhos, em casa.
Na terapia filial, os pais passam por treinamento e são orientados sobre a forma de brincar com seus filhos, aprendendo eles mesmos a brincar. No momento das brincadeiras os pais são estimulados a observar o filho, ouvindo-o de forma reflexiva, reconhecendo e respondendo aos sentimentos da criança, atuando na construção e fortalecimento da autoestima.
A meta da brinquedoteca é atender 40 crianças e adolescentes e 40 cuidadores todos os dias, sendo quatro grupos com cinco indivíduos pela manhã e o mesmo número no período da tarde. O projeto de intervenção terapêutica comporta sessões de 50 minutos com quatro a cinco crianças cada. Mensalmente são atendidas no ambulatório do Sepia 1.400 crianças e adolescentes e, no hospital dia, a capacidade é de 15 pacientes por dia.