comunidade usp

Concertos natalinos

Maestro Benito Juarez

Maestro Benito Juarez

Seguindo uma tradição de 41 anos, o Coralusp inicia em dezembro uma série de concertos com apresentação de peças memoráveis

Por Luiza Furquim

Fim de ano, essa época tão aguardada, é tempo de confraternização, convergência, de resgatar valores e promover a sensibilidade. É, acima de tudo, um período de festas. Isso é o que pensa Benito Juarez, que fundou o Coral Universidade de São Paulo, o Coralusp, com José Luiz Visconti em 1967, e atua como regente titular desde então. Para Juarez, dezembro é “um período para que a voz humana seja valorizada da maneira mais rica, que é cantando”. Essa é a única época em que os 13 grupos do coral, que se apresentam individualmente, se reúnem em concertos sinfônicos.

Neste dezembro, o destaque da programação é a peça Pastoral de Natal, composição de Henrique Oswald, Francisco Braga e Alberto Nepomuceno. A obra foi apresentada nos Natais de 1903 e 1904 em Campinas e tem texto de Henrique Maximiano Coelho Netto, na época professor do Centro de Ciências, Letras e Artes da cidade. O prelúdio original, composto por Santana Gomes – irmão mais velho de Carlos Gomes –, extraviou-se em arquivos perdidos. Para o concerto do coral, o maestro conta que será interpretado “um prelúdio muito bonito” de Edmundo Villani Côrtes. “Vai ser um fato histórico”, afirma Juarez, uma vez que em 2008 é celebrado o centenário de morte de Santana Gomes e a Pastoral de Natal nunca mais foi interpretada. A apresentação acontece no dia 12 de dezembro, às 20h30, no Grande Auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp). O coral também se apresenta no Hospital Santa Catarina dentro do programa Natal Iluminado, até 15 de dezembro, sempre às 19h, com entrada franca. Os concertos serão interpretados individualmente por seis grupos, regidos por André Juarez, Paula Christina Monteiro, Selma Boragian, Márcia Hentschel, Tiago Pinheiro e Mauro Aulicino.

O maestro Benito Juarez rege muitas das apresentações

O maestro Benito Juarez rege muitas das apresentações

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, o coral promove concerto na próxima segunda, dia 8 de dezembro, às 18h, na Faculdade de Direito da USP. Segundo Juarez, “vai haver uma programação bem diversificada”, com solo do trombonista Assis Melo em peça do compositor alemão Ferdinand Davi. Foram selecionados, além de um moteto de Brahms e uma obra renascentista, uma canção judaica, um canto de Oxum, a peça Pedrinho, de Dorival Caymmi, sobre o Sítio do Pica-Pau Amarelo, e alguns cantos nativos dos índios craós.
E no dia 14, às 11h30, mais uma vez sob regência de Tiago Pinheiro, o coral apresenta o “Concerto de Natal” na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. O tema será Cantos de Natal da Ibéria e da América Latina, com músicas dos séculos 15 e 16. São elas Dormiendo está el Cavallero, de compositor anônimo, Oy Comamos y Bebamos, de Juan del Encina, e La Bomba, de Mateo Flecha. O maestro conta que todas as canções escolhidas para compor o repertório “têm um clima de evocação festivo, como tem que ser o fim do ano”. Elas procuram estar em sintonia com as expectativas das pessoas no Natal para que “a grande magia do concerto”, que é a criação do público no momento do espetáculo, possa se realizar, “porque quem está ouvindo está criando também, se emocionando junto”.

Concertos realizados em dezembro de 2007 no Masp, em comemoração aos 40 anos do Coralusp

Concertos realizados em dezembro de 2007 no Masp, em comemoração aos 40 anos do Coralusp

Para o ano seguinte, Juarez espera continuar a “fazer tudo isso amadoristicamente, mas não diletantemente”, sempre elevando o nível técnico do coral. Por ora, quer dizer a todos aqueles que assistirem aos cantores que “continuem acreditando que a vida tem um sentido”. E para ele, o sentido é “fazer, trabalhar, ir em frente”. Os concertos serão gratuitos e apresentados no Masp (av. Paulista, 1.578, Cerqueira César), na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (av. Morumbi, 4.077), no Hospital Santa Catarina (av. Paulista, 200, Cerqueira César), na Casa de Dona Yayá (r. Major Diogo, 353, Bela Vista) e na Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco, 95, Centro). Informações pelo tel. 3091-3930 ou ainda no site www.usp.br/coralusp.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores