Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Organizadora: Haike R. Kleber da Silva
Fundação Editora da Unesp
488 páginas
R$ 60,00
Editora Unesp publica coletânea com 21 textos que discutem a história política recente do nosso país, as conquistas e derrotas do movimento de anistia, os direitos humanos, sua violação e a impunidade que marcou o período em que a ditadura militar esteve instalada.
Entre os autores, pesquisadores como Maria Luiza Tucci Carneiro, da USP, e James Green. Em seu conjunto, os textos abordam diversos temas, como a história da campanha da anistia, a experiência dos países latino-americanos, além de questões mais pontuais como apuração de responsabilidades, punição dos torturadores, reparação aos anistiados políticos, a operação Condor, a abertura de arquivos da repressão, incluindo o acesso às suas informações.
O livro apresenta também a dimensão e a força das campanhas em favor da libertação de todos aqueles que lutaram contra as ditaduras, tanto no Brasil quanto no Cone Sul. Complementam o volume cinco guias de fontes sobre a anistia e processos correlatos de instituições como o Arquivo Público do Estado de São Paulo, o Arquivo Edgar Leuenroth/Unicamp, o Centro de Documentação e Informação Científica/PUC-SP, o Centro de Documentação e Memória da Unesp e o Centro de Documentação e Pesquisa Vergueiro.