Notas

Laserterapia melhora aparência da cicatriz cirúrgica

Por Cinderela Caldeira

Estudo realizado pelo fisioterapeuta Rodrigo Leal de Paiva Carvalho, na Faculdade de Medicina, comprovou que o laser de baixa intensidade quando aplicado em grandes cicatrizes pode torná-las mais finas e com aspecto estético melhor.
A pesquisa, trabalho de mestrado, orientada pela professora Raquel Aparecida Casarotto, do curso de Fisioterapia, teve como objetivo investigar a eficácia do laser infravermelho  GaA1As 830nm. Participaram do estudo 28 pacientes divididos randomicamente em grupo experimental, que recebeu o tratamento com o laser, e grupo controle, que não se submeteu à terapia.

O laser foi aplicado no primeiro grupo após 24 horas da cirurgia, num total de quatro aplicações, em dias alternados. Após seis meses, os grupos foram avaliados por meio da escala de cicatriz de Vancouver, escala visual analógica e espessura da cicatriz. A diferença na qualidade das cicatrizes foi surpreendente nos pacientes que se submeteram à terapia.

A técnica, que é bastante utilizada pela fisioterapia para combater a dor em casos de artrose, bursite e tendinite, agora pode ser aplicada para a melhora do aspecto das cicatrizes resultantes de incisões cirúrgicas.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores