comunidade usp

Brasiliana valoriza a cultura do livro

Biblioteca reúne documentos históricos e preciosidades da literatura brasileira

Por Márcia Scapaticio

A construção já faz parte do cotidiano da Cidade Universitária. O prédio em vermelho sinaliza que, em breve, a Brasiliana estará à disposição da comunidade. Brasiliana USP é a biblioteca representada pelo conjunto de edifícios que abrigarão o acervo do bibliófilo José Mindlin e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB).

De acordo com Pedro Puntoni, professor do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e diretor do projeto, o ponto de partida dessa iniciativa foi o gesto de doação de José Mindlin. Mais do que a construção de um edifício, simboliza a produção intelectual brasileira disponível à sociedade. “A Brasiliana terá desdobramentos importantes para a Universidade, pois reunirá o acervo do IEB, do professor Mindlin e de sua esposa, Guita Mindlin. Para nós é importante que, além do nome, a biblioteca se apresente como um agente transformador que trabalhe e democratize os assuntos referentes à cultura do livro”, explica.

Cercada de muitos cuidados, a biblioteca já possui sua versão on-line, disponibilizando conteúdo gratuito a estudantes e pesquisadores. Quem acessa o site tem a oportunidade de conferir, por exemplo, Relação da entrada que fez o excellentíssimo, e reverendíssiomo senhor D. Fr. Antonio do Desterro, primeiro livro publicado no Brasil. A digitalização mostra a variedade dos pensadores e escritores brasileiros, possibilitando, por exemplo, a consulta da obra completa de Machado de Assis, de dicionários raros da língua portuguesa e de todas as edições do Correio Braziliense, publicação emblemática e pioneira do jornalismo nacional.

Além de democratizar o acesso a obras raras, a biblioteca será um difusor de conhecimento. Puntoni cita alguns objetivos traçados pela equipe, que desejam tratar da cultura do livro, realizar seminários anuais com temas diferentes, desde a tipografia até a história da leitura e da civilização influenciada pelos valores da escrita. “É interessante apresentar olhares diversos sobre o assunto, ainda mais no ambiente universitário.”

O espaço físico da biblioteca está em construção com entrega prevista para o final de 2010, mas o acervo parcial já está disponível no site. Além desse recurso, é possível acompanhar a obra através de imagens geradas por duas câmeras localizadas no prédio da Reitoria, conhecer o projeto arquitetônico inspirado em bibliotecas públicas de Nova York e Paris, principalmente nas questões estruturais e técnicas e no que diz respeito à conservação dos livros.

Tal preocupação com o acervo e a democratização do acesso é um dos princípios norteadores da Brasiliana. Segundo Puntoni, a equipe trabalha com o estabelecimento de princípios. “Não cogitamos a possibilidade de cobrar pelo arquivo digital e queremos realizar exposições permanentes e provisórias, dependendo da coleção. Através da sala de leitura, um dos ambientes da biblioteca, podemos estreitar os laços entre os visitantes e os livros expostos, obedecendo a procedimentos que garantam a preservação das obras”, completa.

É possível considerar a Brasiliana como um projeto de pesquisa em expansão. A parte técnica é realizada no Laboratório da Brasiliana Digital, por um sistema integrado de digitalização robotizada, uma máquina que digitaliza os livros com dimensões específicas, instrumento que acelera o processo.

O trabalho desenvolvido pela equipe já atrai olhares de outras unidades da USP. Elas entraram em contato e demonstraram interesse na digitalização do próprio acervo. Segundo Puntoni, isso reafirma o potencial das atividades. “Poder colaborar com as outras unidades ressalva a importância do caráter interdisciplinar da Brasiliana. Talvez nos integremos ao Sibi (Serviço Integrado de Bibliotecas) e dentro das especificidades dos assuntos brasileiros expandir o gesto da família Mindlin.”

Confira detalhes sobre a obra e o acervo digital da Brasiliana USP: http://www.brasiliana.usp.br

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores