comunidade usp

A Marquesa de Santos

Paulo Setúbal
Geração Editorial
352 páginas
R$ 34,90

O romance-histórico A Marquesa de Santos, que conta em detalhes a trajetória de uma das mulheres mais intrigantes e célebres da história do Brasil, é relançado em edição de luxo ilustrada. Reconhecido pelo alto valor literário e historiográfico, o livro discorre sobre a aristocrata paulista Domitila de Castro Canto e Melo, marquesa de Santos, que foi amante e grande paixão de D. Pedro I, primeiro imperador do País.
O romance de Paulo Setúbal traz relatos de desejos, extravagâncias e gostos pessoais do imperador e de sua amante, além de intrigas na corte. A história se passa em um ambiente de confusão total entre o público e o privado que talvez seja o cerne das incoerências e desmandos da política atual.
Escrito originalmente em 1925, o livro de Paulo Setúbal, que compreende o período de 1813 a 1829, recria com precisão histórica o cenário de um Brasil em transformação em virtude da chegada da família real e abertura dos portos (1808) e Proclamação da Independência (1822). A obra, portanto, é importante para quem quer conhecer, além da vida política da época, os hábitos e costumes de uma sociedade escravocrata dominada por sua elite ociosa.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores