Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
Ciro Marcondes Filho
Editora Paulus
376 páginas
R$ 65,00
O Dicionário da Comunicação objetiva, através da função reguladora e ordenadora de um dicionário, estruturar um código próprio que busque rever os conceitos da área da comunicação, aperfeiçoando e expurgando o que for indevido.
Com a colaboração de 60 especialistas brasileiros, Ciro Marcondes Filho revisa expressões indevidas que norteiam a ciência da comunicação. Houve, no que se refere à terminologia, a conversão de todas as frases e expressões que continham a palavra “mídia” e seus derivados para o termo original “media”, corrigindo assim a ambiguidade linguística, por exemplo.
Além de verbetes de conceitos da comunicação, há também verbetes de pensadores que incluem o nome da obra relacionada e o ano de sua publicação. O dicionário auxilia a comunicação a constituir-se como um campo próprio, sem dispensar as trocas com as demais áreas humanas.
Ciro Marcondes Filho é jornalista, sociólogo e tradutor. Doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP.