comunidade usp

Dicionário da Comunicação: um código próprio para os novos tempos

Ciro Marcondes Filho
Editora Paulus
376 páginas
R$ 65,00

O Dicionário da Comunicação objetiva, através da função reguladora e ordenadora de um dicionário, estruturar um código próprio que busque rever os conceitos da área da comunicação, aperfeiçoando e expurgando o que for indevido.
Com a colaboração de 60 especialistas brasileiros, Ciro Marcondes Filho revisa expressões indevidas que norteiam a ciência da comunicação. Houve, no que se refere à terminologia, a conversão de todas as frases e expressões que continham a palavra “mídia” e seus derivados para o termo original “media”, corrigindo assim a ambiguidade linguística, por exemplo.
Além de verbetes de conceitos da comunicação, há também verbetes de pensadores que incluem o nome da obra relacionada e o ano de sua publicação. O dicionário auxilia a comunicação a constituir-se como um campo próprio, sem dispensar as trocas com as demais áreas humanas.
Ciro Marcondes Filho é jornalista, sociólogo e tradutor. Doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble e professor titular da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores