Seminário organizado pelo Centro de Preservação Cultural da USP debate a questão do reconhecimento dos bens culturais Na próxima semana, nos dias 26, 27 e 28 de maio, o Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP, instalado na Casa...
O Teatro Municipal de São Paulo é um dos mais importantes teatros da cidade e um dos cartões-postais da capital paulista, tanto por seu estilo arquitetônico como por sua importância histórica, já que foi palco da Semana de Arte Moderna de 1922, marco inicial do Modernismo no Brasil. Inaugurado em 1911, para atender principalmente à ópera e ao concerto, abriga a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Experimental de Repertório, Coral Lírico, o Coral Paulistano e o Balé da Cidade de São Paulo.
E neste mês traz uma programação especial de aniversário. No dia 12, às 16h, o Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo – formado por Betina Stegmann e Nelson Rios (violinos), Marcelo Jaffé (viola) e Robert Suetholz (violoncelo) –, interpretando Villa-Lobos (Quarteto nº 17) e Debussy (Quarteto). No mesmo dia, às 20h30, a Orquestra Sinfônica Municipal e o Coral Paulistano, regidos por Tiago Pinheiro, executam peças de Haendel (Concerto Grosso op. 6 números 9 e 5, e Dixit Dominus). E no dia 13, às 11h, a Orquestra Experimental de Repertório, sob a regência de Jamil Maluf, com solo do pianista Gilberto Tinetti, toca Beethoven (Concerto para Piano e Orquestra nº 5, Imperador) e Brahms (Sinfonia nº 1).
Ainda na programação de setembro, a dança ganha espaço em apresentações de Corpo de Baile Jovem, que traz nos dias 5, às 21h, e dia 6, às 17h, as coreografias Les Sylphides, de Michel Fokine, e Etudes, de Raymundo Costa. E o Balé da Cidade de São Paulo, nos dias 10 e 11, às 21h, as coreografias Umbral, de Luiz Arrieta, coreografia que comemora 100 anos de nascimento de Olivier Messiaen; Canela Fina, de Cayetano Soto; e Linha Curva, de Itzik Galili.
Teatro Municipal de São Paulo
Praça Ramos de Azevedo, s/nº, Centro
Tel. 3397-0300
Ingressos: de R$ 10,00 a R$ 20,00