comunidade usp

Promover mudanças através da educação

Educar e informar é necessário para evitar o aumento do número de adolescentes fumantes

Por Márcia Scapaticio

João Paulo Lotufo

João Paulo Lotufo

João Paulo Lotufo é especialista em Pneumologia Pediátrica e coordenador do pojeto antitabágico do HU, mas, devido à sua experiência nos consultórios, atendendo crianças, adolescente e pais que sofriam de problemas relacionados ao vício, desenvolveu um trabalho que prioriza a educação para barrar a formação de novos fumantes, chamado Dr. Bartô.

Dr. Bartô é um site com conteúdo direcionado ao público jovem que também atende a equipe técnica e pedagógica das escolas públicas e particulares. As atividades são conjuntas e, enquanto os profissionais acompanham palestras, os alunos são estimulados através de peças de teatro.

Lotufo afirma que “a educação associada ao aumento do preço do cigarro já dificultaria o acesso. Devemos conscientizar o adolescente de que fumar não é um bom negócio e o maior prejudicado é sempre o usuário. Já recebi no consultório a mãe de uma garota que estava preocupada com a saúde da filha que, com 16 anos, já era fumante. Contudo, o fator agravante era que o pai da adolescente morreu devido a um infarto, e a mãe já não sabia como agir para convencer a filha a abandonar o vício”.

Quem está disposto a mudar a sua própria história tem de possuir força de vontade para encarar as dificuldades, ainda mais quando o assunto é o vício do cigarro, que exerce dependência física e psicológica. “Estar sempre atento ao seu comportamento e aos motivos que o levaram ao cigarro se mostra importante para dar continuidade ao processo de desintoxicação, a consciência de que sempre é necessário pensar no recomeço, como em qualquer situação difícil da vida.”

Deixe um Comentário

Fique de Olho

Enquetes

As questões nas reuniões do Conselho Municipal de Política Urbana envolvem, indiretamente, transporte e mobilidade. Em sua opinião, qual item seria prioridade para melhorar o transporte público?

Carregando ... Carregando ...

Dicas de Leitura

A história do jornalismo brasileiro

O livro aborda a imprensa no período colonial, estende-se pela época da independência e termina com a ascensão de D. Pedro II ao poder, na década de 1840
Clique e confira


Video

A evolução do parto

O programa “Linha do Tempo”, da TV USP de...

Áudio

Energia eólica e o meio ambiente

O programa de rádio “Ambiente é o Meio” foi...

/Expediente

/Arquivo

/Edições Anteriores